quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mais de metade dos portugueses confessa que vive hoje pior do que há dez anos

 

TSF
 
Pessimista, prudente, cada vez mais poupada e a cortar em todas as despesas. É esse o retrato que se pinta da classe média portuguesa num estudo feito em vários países pelo Observatório da Cetelem, uma entidade que tem como negócio a concessão de crédito.
 
Mais de dois terços dos portugueses de classe média confirmam que reduziram o nível de vida e mais de metade garantem que estão pior hoje do que há uma década.
 
Quase 60 por cento dos portugueses de classe média reduziram as despesas com roupa, lazer ou viagens. Um terço cortaram na alimentação.
 
Quarenta e quatro por cento limitaram o consumo de combustível e energia.
 
As dúvidas sobre o futuro económico da Europa empurram as classes médias europeias para comportamentos cada vez mais prudentes.. Em Portugal, a queda no consumo é ainda mais notória.
 
O estudo anual do Observatório Cetelem diz que as classes médias adaptaram-se e mudaram os seus hábitos de consumo. Poupam mais e controlam cada vez mais as despesas.
 
As classes médias portugueses estão entre as que mais tiveram de mudar devido à crise. Mais de metade (52%) estão hoje pior do que há uma década. Os rendimentos estagnaram, mas os preços subiram.
 
Quase 70% dos portugueses de classe média dizem que reduziram o nível de vida. Um dos resultados mais elevados da Europa.
 
A classe média portuguesa é a que avalia da pior forma o estado do país.
 
Os efeitos sentem-se no consumo: 55% prometem aumentar a poupança no próximo ano.
 
A intenção de comprar férias, móveis, eletrodomésticos ou carros está nos níveis mais baixos da Europa. A classe média portuguesa está entre aquelas que menos vai com regularidade ao cinema, teatro ou museus.
 
Mais de 80 por cento dizem que que para melhorar ou manter o nível de vida que têm vão ter de reduzir as despesas. Este estudo anual do Observatório Cetelem foi feito na Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia.
 
FÓRUM TSF, hoje a partir das notícias das 10:00 horas (pt)
 
O que deve fazer o presidente?
 
Na véspera da reunião do Conselho de Estado, convocado na sequência da polémica da TSU, queremos ouvir a sua opinião. Como é que o presidente deve gerir esta crise? Que conselhos daria a Cavaco Silva se tivesse assento no Conselho de Estado?
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana