quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Portugal: CGTP QUER “TAXAR CAPITAL” E RECUSA REDUÇÃO DE SALÁRIOS

 


Diário de Notícias - Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
 
A CGTP vai apresentar no próximo sábado uma proposta para "taxar o capital", anunciou hoje o secretário-geral daquela central sindical, Arménio Carlos, recusando qualquer medida que baixe os salários.
 
"Vai ter necessariamente que tocar na fraude e evasão fiscal, vai ter que tocar nas mais-valias, neste caso concreto, e nas transações bancárias. Vai ter que tocar na riqueza, naqueles que são os poderosos", afirmou.
 
O secretário-geral da CGTP falava aos jornalistas no final de uma reunião com o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, na sede dos comunistas, em Lisboa.
 
Arménio Carlos disse que a CGTP "recusará qualquer proposta para baixar salários", defendendo que "é preciso moralizar a política e responsabilizar todos sem exceção" já que "os trabalhadores e os pensionistas já pagaram a sua quota de sacrifícios e de austeridade".
 
"Não pode continuar. E por isso dizemos, também aqui o Presidente da República tem uma palavra a dizer", considerou.
 
Arménio Carlos adiantou que a CGTP irá apresentar, no próximo sábado, uma "proposta baseada em componentes identificadoras das condições suscetíveis de poder cobrar a quem tem dinheiro para pagar".
 
"A equidade não passa por depauperar sistematicamente aos trabalhadores. A equidade passa por taxar o capital. Nós não vamos aceitar nenhuma medida seja ela qual for que tenha como finalidade a redução dos salários", reforçou.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana