sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Portugal: EM BELÉM CHAMAM GATUNOS AOS POLÍTICOS E EXIGEM ELEIÇÕES

 


Recorremos à TSF em texto e na foto para abordar a reunião do Conselho de Estado convocado por Cavaco Silva em operação de “tapa-olhos” para conservar as mesmas políticas, os mesmos governantes, os mesmos roubos, as mesmas ou até maiores mordomias aos sevandijas que têm depauperado o país:
 
CONSELHO DE ESTADO COMEÇOU CERCA DAS 17:15
 
TSF - hoje às 17:29
 
A reunião do Conselho de Estado, em que participa como convidado o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, começou hoje com os 19 conselheiros presentes cerca das 17:15 horas no Palácio de Belém, em Lisboa.
 
De referir, no entanto, que ninguém viu entrar o ministro das Finanças, porque Vítor Gaspar entrou por outra porta e bastante mais cedo que os conselheiros de Estado.
 
Vítor Gaspar foi preparar um dispositivo tecnológico para fazer uma apresentação perante o Conselho de Estado, de acordo com o que foi transmitido aos jornalistas por fonte oficial do Palácio de Belém. (TSF)
 
CERCA DE 11 MIL JÁ ESTÃO EM BELÉM E VÃO CHEGANDO MAIS
 
Menos de uma hora após a hora de convocação (neste momento cerca de 19 horas em Lisboa) já se encontram nos jardins de Belém cerca de 11 mil manifestantes que ruidosamente chamam gatunos aos atuais políticos em geral e que em declarações às rádios e televisões afirmam que o seu proposito é "correr com eles" - pretendem outros políticos, que sejam "honestos e competentes para que os possam eleger". Exigem eleições e rejeitam a operação cinica e ilusória posta em prática por Cavaco Silva ao pretender continuar na senda do saque com o governo neoliberal de Passos-Portas e da preferência do próprio Cavaco. Também Cavaco está a ser posto em causa com a sua presidência. Várias declarações vão no sentido de que também "ele está no rol dos gatunos" e que se há alguém que deve emigrar será ele e todos "esta cambada que nunca se farta de roubar", declaram os manifestantes.
 
"Não dá mais, eles têm de ter isto em consideração. Eles têm de recuar, se não o povo vai avançar", declara uma manifestante à reportagem da RTP Informação. É esse o espírito da dezena de milhares de manifestantes. As pessoas continuam a chegar em grande número. É evidente que esta vigilia se vai transformar em outra enorme manifestação de algumas centenas de milhares. Isso mesmo é percetivel cerca das 19 horas. Em Belém a noite vai ser longa para o Conselho de Estado e quanto mais longa mais portugueses afluirão ao local. E depois logo se verá o que Cavaco decide, qual o rumo que vai querer impôr e qual será a reação dos manifestantes e dos portugueses em geral.

Evidentemente que é expetável que Cavaco e todos os outros digam nada à saída daquela reunião. Mas a cumprir a vontade já manifestada por Cavaco ele imporá Passos e Portas aos portugueses. Falta saber se a decisão será tolerada por quem está farto de ser roubado para que Cavaco e outros, muitos outros, enriqueçam à custa das diificuldades do povo.
 
Mantém-se o som de fundo harmonico e de vez em quando canta-se o Acordai. (PG)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana