sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Portugal: Milhares de pessoas voltaram às ruas em várias cidades do país

 

TSF - Publicado hoje às 21:18
 
Vários milhares de pessoas voltaram às ruas em várias cidades do país para protestar contra as medidas de austeridade enquanto os conselheiros de Estado estão reunidos no Palácio de Belém.
 
É junto ao palácio presidencial que um maior número de pessoas está concentrada e, sob o olhar atento dos polícias, milhares gritam palavras de ordem e mostram o descontentamento com vários cartazes contra as políticas de austeridade.
 
A vigília foi convocada nas redes sociais e decorre durante a reunião do Conselho de Estado, onde cerca de uma hora esteve presente o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que já abandonou o palácio presidencial, apesar do encontro ainda não ter terminado.
 
As palavras de ordem dos manifestantes são ouvidas dentro do Palácio de Belém, mas desconhece-se se o barulho chega à sala onde os 19 conselheiros estão reunidos.
 
A vigília tem decorrido de uma forma pacífica, excetuando quando foram derrubadas algumas grades e lançados alguns petardos, altura que em a presença polícia foi reforçada.
 
Várias dezenas de elementos da PSP, incluindo o Corpo de Intervenção (CI), estão no local e vários manifestantes já gritaram para os polícias se juntarem ao protesto.
 
Outro dos momentos de agitação foi quando os conselheiros de Estado chegaram a Belém, que foram recebidos por apupos dos manifestantes.
 
Cavaco, escuta, o povo está em luta" , "o povo unido jamais será vencido", "FMI fora daqui" ou gatunos, gatunos" são algumas das palavras de ordem gritadas pelos manifestantes, que também exibem cartazes. Entre as frases pode ler-se "Contra o roubo do trabalho e do salários", "Derrotar o Governo antes que destrua o país" e "tenham vergonha escutem o povo".
 
Tal como previsto pelos promotores da concentração de hoje, perto das 18 horas foi cantada, junto ao palácio presidencial de Belém, a canção "Acordai", de José Gomes Ferreira e Fernando Lopes-Graça, uma das músicas cantadas pelos presos políticos antes do 25 de abril.
 
Na manifestação destaca-se a presença de um grupo de fuzileiros, alguns deles fardados, que decidiu juntar-se ao protesto.
 
Em comunicado, a Marinha já informou que está a proceder a «averiguações internas» para identificar eventuais casos de «uso indevido» de uniformes e símbolos militares, apesar de desconhecer se os militares estão no ativo.
 
A vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Helena Roseta e os deputados do PCP Miguel Tiago e do Bloco de Esquerda Catarina Martins também estiveram presentes na vigília.
 
O deputado comunista Miguel Tiago defendeu que Cavaco Silva devia demitir o Governo e acusa-o de «estar comprometido com outros interesses que não os do povo».
 
Também a deputada bloquista Catarina Martins considerou que a manifestação em Belém «mostra a democracia a funcionar» e sublinhou que Cavaco Silva deve ouvir o povo, que pretende a demissão de um Governo «sem capacidade, legitimidade e autoridade».
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana