sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Timor-Leste: Xanana participa na 67ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque

 

MSE - Lusa
 
Díli, 21 set (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, viaja sábado para Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde vai participar na 67ª reunião da Assembleia-Geral das Nações Unidas, refere em comunicado hoje divulgado pelo Governo timorense.
 
Segundo a nota, paralelamente à Assembleia-Geral da ONU, que termina a 01 de outubro, o primeiro-ministro timorense participa terça-feira no "Evento Paralelo de Alto Nível do G7+", organizado em conjunto pela Libéria e pelo Afeganistão.
 
O G7+ tem 17 Estados-membros, entre os quais Timor-Leste e a Guiné-Bissau, e foi formado com o objetivo de reformar e reinventar a forma como é feita a cooperação internacional.
 
"É uma preocupação de Timor-Leste e dos países pós-conflito otimizar os apoios da comunidade internacional para que o investimento dos países doadores não sejam despendidos em ações não benéficas para a população", explicou à agência Lusa o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, que integra a delegação que se desloca a Nova Iorque.
 
Durante a estada em Nova Iorque, Xanana Gusmão terá algumas reuniões bilaterais, entre elas, adiantou o chefe da diplomacia timorense, um encontro trilateral com a Austrália e a Indonésia.
 
"É uma reunião muito útil para trocar informações sobre o que cada um de nós tem estado a fazer, partilhar preocupações e o que podemos fazer em conjunto nas áreas da segurança", disse José Luís Guterres.
 
Antes de regressar a Timor-Leste, o primeiro-ministro timorense realiza também uma visita de trabalho à Indonésia.
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana