terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cabo Verde: SEGURANÇA SOCIAL, TIRAR MELHOR PARTIDO DA PARCERIA COM A UE

 


Cabo Verde e Portugal reavaliam Convenção sobre Segurança Social
 
29 de Outubro de 2012, 14:32
 
Cidade da Praia, 29 out (Lusa) - O Governo de Cabo Verde está a analisar com Portugal formas de os funcionários da Administração Pública beneficiarem da convenção sobre segurança social existente entre os dois países.
 
Este vai ser um dos pontos em discussão no anteprojeto que altera a Convenção sobre Segurança Social entre os dois países, na reunião da Comissão mista, que começa hoje e que decorre durante três dias.
 
A ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, explicou na abertura da reunião que os funcionários da administração pública cabo-verdiana foram integrados recentemente na previdência social, pelo que ainda não beneficiam das modalidades da convenção.
 
"Deste encontro poderá sair a acomodação de todos os funcionários da Administração Pública, Administração Local e aposentados nesta convenção que data de 14 de abril de 2001, porque é preciso dar mais um passo na convenção com Portugal para que estes funcionários sejam abrangidos por este sistema", disse.
 
Segundo Janira Hopffer Almada, um dos "grandes ganhos", nos últimos tempos, em Cabo Verde é a "integração dos funcionários da Administração Pública no sistema de previdência social, razão por que é preciso que os mesmos sejam também integrados" na convenção com Portugal.
 
O diretor-geral de Segurança Social, José Cid Proença, que chefia a delegação portuguesa, afirmou que Portugal tem "todo o interesse" em prosseguir com esta convenção e com as possíveis alterações.
 
"Vamos conseguir não só melhoria na colaboração administrativa entre as administrações portuguesas e cabo-verdianas de segurança social para que tudo possa ser mais fluído, rápido e eficiente, mas esperamos também estender os benefícios desta convenção a novas camadas de beneficiários que, até agora, estão fora desta convenção", adiantou.
 
José Cid Proença explicou que esta Convenção de Segurança Social destina-se a coordenar os regimes de segurança social dos dois países, de acordo com a legislação de Cabo Verde e de Portugal, com o objetivo de pôr os trabalhadores que migram em "igualdade de circunstância" com os trabalhadores que fizeram toda a sua vida num destes países e não sejam "prejudicados" nos seus direitos.
 
Na reunião da Comissão Mista Cabo Verde/Portugal sobre Segurança Social, vai-se também fazer o ponto da situação sobre os compromissos assumidos aquando da última reunião da Comissão Mista realizada em 2009, em Portugal, apreciar as contas e analisar as normas e procedimentos adotados relativos à aplicação da convenção nas deslocações temporárias.
 
A Convenção sobre Segurança Social com Portugal beneficia 4.972 cabo-verdianos em situação de doença, maternidade, doenças profissionais, acidentes de trabalho, desemprego, invalidez, velhice e abono de família.
 
CLI // VM.
 
Deputados do PE desafiam Cabo-Verde a tirar maior proveito da parceria com UE
 
29 de Outubro de 2012, 21:31
 
Cidade da Praia, 26 out (Lusa) - A deputada do Parlamento Europeu Maria da Graça Carvalho desafiou hoje os cabo-verdianos a tirarem maior proveito da parceria especial com a União Europeia (UE), para poderem explorar as potencialidades que o estatuto oferece ao país.
 
Graça Carvalho falava em conferência de imprensa realizada no parlamento, enquanto integrante de uma delegação do recém-criado Grupo de Amigos de Cabo Verde do Parlamento Europeu, que se encontra em visita de três dias ao país.
 
A parlamentar afirmou que os deputados da UE têm todo o "interesse em ajudar e proporcionar a troca de informações com os deputados cabo-verdianos", alegando que a parceria especial abre portas a muitos programas de financiamento e a redes.
 
O que se pretende, acrescenatou, é dar a conhecer aos deputados europeus de países do Centro, Norte e Leste da Europa a realidade cabo-verdiana e acompanhar o andamento da parceria especial existente entre Cabo Verde e a União Europeia, por ser a única do tipo com países da África, Caraíbas e Pacífico.
 
Graça Carvalho considerou Cabo-Verde como um dos bons exemplos da política da União Europeia de ajuda ao desenvolvimento e que tem dado resultados e frutos.
 
Por isso, indicou, é importante para os membros da Comissão do Desenvolvimento do Parlamento Europeu ter o maior conhecimento possível do processo de desenvolvimento cabo-verdiano nestes cinco anos de parceria especial e sobre a agenda para os próximos sete anos.
 
Apesar da crise económica que se vive em muitos países da Europa, Graça Carvalho assegurou que a parceria especial com Cabo-Verde não irá ser afetada, dado que ela não vive só de financiamentos, mas também de uma convergência na legislação.
 
A deputada, que fez uma avaliação muito positiva do aproveitamento por Cabo-Verde dos projetos financiados pela cooperação e fundos europeus, destacou o "nível do debate de alternância" no Parlamento cabo-verdiano, onde esta manhã assistiram ao debate sobre o estado da Justiça.
 
CLI // ARA.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Cabo Verde (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana