terça-feira, 30 de outubro de 2012

EUA: FURACÃO “SANDY” CAUSA PELO MENOS 16 MORTOS

 

Expresso - Lusa
 
Pelo menos 16 pessoas morreram nos Estados Unidos e Canadá na sequência dos ventos fortes e inundações causados pela passagem do furacão Sandy.
 
O anúncio de duas mortes em Long Island, Nova Iorque, devido à queda de árvores elevou para 16 o número de pessoas que perderam a vida nos Estados Unidos e Canadá na sequência do furacão Sandy.
 
O Estado norte-americano de Nova Iorque é o que regista mais vítimas mortais, num total de sete, em Nova Jérsia outras três pessoas morreram e no Canadá há registo de uma morte.
 
A maioria das mortes deveu-se à queda de árvores sobre automóveis ou casas, de acordo com as autoridades locais.
 
As autoridades locais dos Estados norte-americanos de Nova Iorque, Nova Jérsia, Pensilvânia, Virgínia Ocidental e da Carolina do Norte deram conta na segunda-feira de 12 mortos, e a polícia de Toronto de um morto.
 
No Estado de Nova Iorque pelo menos cinco pessoas morreram, no Estado de Nova Jérsia foram registadas duas mortes, na Pensilvânia outras duas, na Carolina do Norte uma, no Maryland outra e na Virginia Ocidental uma mulher também morreu.
 
Mais de um milhão de pessoas ficou esta noite sem eletricidade no Estado de Nova Iorque devido aos cortes no abastecimento causados pelo furacão.
 
A passagem do Sandy pelas Caraíbas causou 67 mortos, antes de atingir os Estados Unidos.
 
Inundações no metro de Nova Iorque
 
Sete túneis do metro de Nova Iorque estão a sofrer inundações na sequência da passagem pela cidade do furacão Sandy, informou hoje a autoridade de supervisão do metropolitano.
 
"O metro nova-iorquino tem 108 anos, mas nunca enfrentou uma catástrofe tão devastadora como esta que enfrentámos na noite passada", declarou o diretor da Metropolitan Transportation Authority, Joseph Lhota, citado em comunicado.
 
Uma das vítimas mortais do furacão é uma mulher que se encontrava a bordo do navio HMS Bounty, uma réplica da embarcação que originalmente foi construída para o filme "Mutiny on the Bounty", de 1962, e surgiu em outras películas.
 
A mulher foi resgatada sem vida no Atlântico na segunda-feira, depois de ter abandonado o navio afetado pelo furacão, e declarada morta num hospital.
 
Outros 14 tripulantes foram resgatados do navio, cujo comandante ainda está desaparecido.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana