segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Portugal: Maquinistas retiram greve às duas primeiras horas dos turnos nos regionais

 

 
O Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) comunicou no domingo à CP que «desagrava as condições da greve» nos serviços regionais entre hoje e quinta-feira.
 
A porta-voz da CP, Ana Portela, disse que o SMAQ transmitiu esta informação à empresa de transporte ferroviário.
 
No caso dos serviços regionais, o sindicato dos maquinistas retirou a greve às duas primeiras horas de cada turno, mantendo a paralisação relativa às horas extraordinárias e aos feriados, «que já vem desde 01 de janeiro».
 
Ana Portela acrescentou que este desagravamento da greve «é válido para o período entre 01 e 04 de outubro», isto é até quinta-feira, mantendo-se a paralisação geral marcada para 05 de outubro, sexta-feira, pois o sindicato conserva o pré-aviso para os dias feriados.
 
A porta-voz da CP sublinhou que hoje está a haver um «nível reduzido» de supressões de comboios regionais, situadas «entre os três e os dez por cento, dependendo dos serviços e regiões».
 
«Mas estas são as supressões que, infelizmente, têm sido normais nos últimos tempos [devido à greve às horas extraordinárias]», acrescentou.
 
Num primeiro balanço da greve de hoje, relativo às 06:00, Ana Portela disse que se registaram 33 por cento de supressões dos comboios previstos até àquela hora «no total do país e em todos os serviços».
 
De acordo com a mesma fonte, no total, foram suprimidos 21 dos 63 comboios programados para até as 06:00, tendo os serviços mais afetados sido os urbanos do Porto e de Lisboa, com 83 e 24 por cento de supressões, respetivamente. O longo curso ainda não tinha sido afetado, por não haver comboios previstos até às 06:00.
 
Os maquinistas fazem greve às primeiras duas horas do turno nos próximos quatro dias contra a «espoliação dos salários», disse o presidente do SMAQ, o que vai causar várias perturbações nos comboios da CP.
 
No dia 05 de outubro, em que se comemora a Implantação da República, a greve será total contra as alterações introduzidas pela revisão ao Código do Trabalho, que contemplam uma redução de 50 por cento no valor pago por trabalho em dia feriado.
 
Nos primeiros três dias da greve, até quarta-feira, a CP prevê a supressão da maioria dos comboios dos serviços urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra. No Alfa Pendular e Intercidades devem realizar-se mais de 50 por cento dos comboios de hoje a quarta-feira e de cerca de 25 por cento na quinta-feira.
 
Já no feriado de 05 de Outubro, dia em que a greve é geral, «é expectável a supressão da larga maioria dos comboios a nível nacional, prevendo-se apenas a realização dos serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral», adiantou a CP no domingo, em comunicado.
 
No sábado, a situação deverá retomar a normalidade, podendo ainda ocorrer algumas perturbações durante a manhã até à regularização dos serviços.
 
Neste contexto, a CP recomenda aos clientes a consulta dos seus canais de contacto e informação para programação das suas deslocações, nomeadamente bilheteiras, o 'call center' ou a página na Internet.
 
- Foto Gonçalo Vilaverde/Global Imagens
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana