domingo, 25 de novembro de 2012

Eleições na Catalunha: 5,4 milhões de eleitores votam hoje nas regionais mais polémicas

 


Diário de Notícias - Lusa, publicado por Graciosa Silva – foto em El Periódico
 
Os 5,4 milhões de eleitores catalães decidem hoje o futuro Governo regional, depois de uma intensa campanha dominada pelo debate sobre a independência da região e marcada por intensa polémica entre a região e Madrid.
 
Uma polémica que se arrastou até ao último dia de campanha, com as réplicas da publicação de um relatório 'fantasma' - que acusa de corrupção Artur Mas, presidente do Governo Regional catalão e candidato à reeleição - a subirem de tom.
 
Cerca de 7.900 agentes polícias estão destacados em toda a região para garantir a segurança durante a jornada eleitoral de hoje, garantindo a normalidade nos 2.718 colégios eleitorais instalados.
 
Em jogo estão 135 lugares no Parlamento da Catalunha, a quem cabe eleger o novo presidente da Generalitat (Governo regional) e a quem caberá, a confirmarem-se as sondagens, avançar com a convocatória de um referendo sobre a independência da região.
 
Um total de 62 candidaturas apresenta-se nas quatro circunscrições eleitorais (que coincidem com as províncias) sendo que as sondagens antecipam uma vitória da Convergência e União (CiU), de Artur Mas.
 
Estas serão as décimas eleições regionais - a CiU ganhou sete delas - e, segundo as sondagens, haverá uma clara maioria de forças nacionalistas catalãs, possivelmente controlando quase dois terços dos deputados.
 
Artur Mas comprometeu-se já a convocar, caso vença o sufrágio de hoje, um referendo sobre a independência da Catalunha.
 
Se a Catalunha se tornar independente, será "o sétimo maior Estado da União Europeia" em termos de riqueza por habitante, segundo as contas de Artur Mas.
 
Com um Produto Interno Bruto (PIB) por habitante de 27.430 euros em 2011, de acordo com o instituto de estatística espanhol, a Catalunha surge no quarto lugar entre as 17 regiões espanholas, acima da média espanhola (23.271 euros) e da União Europeia (25.134 euros).
 
Mas a Catalunha diz-se também a região mais endividada de Espanha, afirmando ter um défice fiscal anual de 16 mil milhões de euros, valor contestado por Madrid. Por isso, a região exige ao governo central de Madrid, que acusa de ser responsável pelas dificuldades financeiras na região, um "pacto fiscal", que permita arrecadar os seus próprios impostos.
 
Independentemente do que acontecer hoje, o Governo eleito terá nas mãos um complexo 'puzzle' para tentar acertar as contas regionais e cumprir as metas de défice impostas.
 
A região aplicou já cinco planos de ajuste - os mais recentes suscitaram protestos e greves -- mas, ainda assim, continua a registar a maior dívida de todas as comunidades autónomas, tanto em termos relativos como absolutos.
 
No total, a Catalunha tem uma dívida acumulada de 43.954 milhões de euros - com crescentes custos financeiros devido aos juros -, o que dificulta o acesso aos mercados financeiros e que já levou a região a apelar ao Governo central.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana