terça-feira, 20 de novembro de 2012

Moçambique: BRASIL “PREDESTINADO”, PETROBRAS E O ETANOL, ENERGIA PT

 


Lula da Silva diz que Brasil está "predestinado" a cooperar com África
 
20 de Novembro de 2012, 10:41
 
Maputo, 20 nov (Lusa) - O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje em Maputo que o seu país está "predestinado" a cooperar com África pelo contributo multifacetado que o continente deu na construção da nação brasileira.
 
Falando para um grupo de gestores de empresas brasileiras e moçambicanas na "Conferência Brasil e África: Opção pelo Desenvolvimento Sustentável", Lula da Silva enfatizou que o preço dos sacrifícios que África consentiu na construção da nação brasileira "é impagável".
 
"O trabalho que o Brasil tem de fazer a favor de África é o resultado de algo que está predestinado, porque durante muito tempo os africanos contribuíram para o que o Brasil fosse o que é hoje", afirmou o ex-chefe de Estado brasileiro, invocando a influência da população africana na construção da nação brasileira.
 
Lula da Silva advogou a mudança da lógica da política internacional do Brasil, com uma aposta na parceria económica e comercial com África, por forma a mudar o anterior paradigma, em que os países mais pobres viviam da dependência em relação aos EUA e Europa.
 
"Essa dependência deve ser vista como um desafio para resolver os problemas dos pobres e o Brasil tem um papel extraordinário a desenvolver nesse capítulo", realçou Lula da Silva.
 
Para o ex-chefe de Estado brasileiro, a saída para a crise que as economias mais desenvolvidas enfrentam pode passar por uma maior aposta na cooperação com África, pois o continente é um importante destino para os investimentos, consumo e crédito.
 
PMA // VM.
 
Petrobras anuncia produção de etanol a partir de 2014 em Moçambique
 
20 de Novembro de 2012, 10:54
 
Maputo, 20 nov (Lusa) - A petrolífera brasileira Petrobras anunciou hoje em Maputo que vai começar a produzir etanol em Moçambique a partir de 2014, respondendo ao objetivo do Governo moçambicano de introduzir a utilização deste tipo de combustível nos automóveis.
 
Falando em Maputo na "Conferência Brasil e África: Opção pelo Desenvolvimento Sustentável", que teve como principal orador o ex-Presidente do Brasil Lula da Silva, o presidente da Petrobras Combustíveis, Miguel Macedo, disse que a empresa vai montar uma destilaria em 2013, para iniciar a produção de etanol em 2014.
 
"A expectativa é até dezembro deste ano concluir o quadro regulatório da operação, em 2013 montarmos uma destilaria e em 2014 iniciarmos a produção de etanol", disse Miguel Macedo.
 
Portugal e Moçambique comprometem-se na cooperação no setor da energia
 
20 de Novembro de 2012, 17:13
 
Maputo, 20 nov (Lusa) - Os governos de Portugal e de Moçambique assinaram hoje uma declaração conjunta, comprometendo-se em ações relativas à internacionalização das suas empresas de energia e destacam "o interesse mútuo no aproveitamento de oportunidades de investimento" no país africano.
 
O documento foi assinado em Maputo, no dia em que o Estado português cessou ligações com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, barragem construída nos anos 1960, com o pagamento por Moçambique de 42 milhões de dólares pela compra de 7,5% que Lisboa ainda detinha na empresa.
 
O momento foi assinalado pelos ministros moçambicano da Energia, Salvador Namburete, e português da Economia, Álvaro Santos Pereira, que foram unânimes em declarar que se trata de "um dia feliz para Moçambique e para Portugal".
 

1 comentário:

Anónimo disse...

O Brasil voltará a importar petróleo em 2013, graças ao uso político da Petrobrás pelo PT.

Mais lidas da semana