terça-feira, 20 de novembro de 2012

PASSOS COELHO: O HERÓI NACIONAL JÁ MERECE UMA ESTÁTUA!

 
Clicar para ampliar
João Lemos Esteves – Expresso, opinião, em Blogues
 
Depois de tantas cogitações, eis que alguém no Governo - aleluia! - resolveu apresentar o tal plano C para o futuro de Portugal: construir uma estátua em homenagem ao nosso querido, mais do que corajoso, um verdadeiro lusíada, Primeiro-Ministro. Passos Coelho é, recordando a sempre jornalisticamente charmosa Felícia Cabrita, um homem invulgar. Já ninguém tem dúvidas acerca da capacidade de Passos Coelho para se desmentir a ele próprio, para dar cambalhotas sucessivas para explicar as mudanças constantes de medidas governativas, para dar uma mãozinha ao "muito sério e honesto" ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. Ora, um político que tem estofo, estômago e talento para cobrir Miguel Relvas só pode ser um político acima da média. De facto!
 
Bom, estas considerações vêm a propósito da ideia que eu aplaudo do Secretário de Estado dos Transportes de construir uma estátua em homenagem a Passos Coelho. Este secretário de Estado - que, independentemente da sua valia técnica (que acredito e confio plenamente ser muita!) em detrimento de explicar de uma vez por todas o corte de 33% de gastos para o Estado nas parcerias público-privadas, resolveu falar de uma matéria muito mais importante para os portugueses: a necessidade (premente!) de construir uma estátua em homenagem a um Primeiro-ministro que resisitiu a tudo, a todas as contingências, a sacrifícios que jamais a Humanidade poderia equacionar (ui, ui, ui!) chamado Passos Coelho. Com uma estátua de Passos Coelho, as dificuldades estruturais de Portugal serão ultrapassados. Toda a tristeza e depressão que assola o nosso querido país irão embora, pois os portugueses acordarão um dia, olharão para a estátua do nosso "querido líder" e ficarão mais felizes. Investir numa estátua em homenagem a Passos Coelho é um investimento seguro, reprodutivo, contra o investimento inútil que marcou os anos de governação de José Sócrates. É que - ainda se lembram? - José Sócrates gastou dinheiro do erário público a tentar comprar a TVI para levantar o seu ego diariamente...mas a aquisição foi um fiasco - eis um exemplo de investimento público inútil, irracional! Agora uma estátua a Passos Coelho tem tudo para resultar: o nosso PM sentir-se-á como um Zeus, como o " deus dos Deuses" e os portugueses nunca se irão esquecer do nosso Passos!
 
Merece ou não merece Passos Coelho uma estátua? Claro que sim. Passos Coelho já conseguiu feitos notáveis. Vejamos:
 
Passos Coelho conseguiu ocultar o aumento de impostos que Catroga e os seus conselheiros económicos já sabiam ser inevitável. Aliás, o aumento de impostos iria constar do programa eleitoral do PSD; mas Passos Coelho, à última hora, resolveu rasgar essa parte. Para quê? Para depois quando chegasse ao Governo, lançar a mentira usual para a cara dos portugueses: não tínhamos a perceção exata da situação financeira de Portugal, encontrámos um buraco colossal e logo tivemos de aumentar impostos. Enfim, a forma como Passos Coelho conseguiu mentir descaradamente a milhões de portugueses, e mesmo assim, continuar a ser encarado como alguém sério e com uma honestidade à prova de bala, é obra! Encomende-se já uma estátua!
 
Os méritos de Passos Coelho: o inimigo do emprego!
 
Passos Coelho consegue ser encarado como alguém sério, honesto, rigoroso e competente - ao mesmo tempo que tem como braço-direito alguém como Miguel Relvas. Se Passos Coelho merece uma estátua, então Miguel Relvas merece um hino. Sim, porque Miguel Relvas é um estadista, que coloca os interesses do Estado sempre em primeiro lugar (depois dos seus múltiplos interesses pessoais, mas isso é um pormenor) e foi um académico brilhante - dançar no folclore não é para todos e, afinal de contas, o folclore tem sempre uma dimensão política que só está ao alcance de génios como Miguel Relvas descobrir!
 
Passos Coelho merece uma estátua porque conseguiu atingir o número mais elevado de sempre do desemprego em Portugal. Esse é um feito! O país andava a viver acima das suas possibilidades e, então, Passos Coelho veio adensar a onda recessiva do país e tirar o emprego aos portugueses. Mais: tirou emprego e aumentou impostos. Este é um feito enorme! E se este plano de bajular a Senhora Merkel e impor austeridade a todo o custo não resultar, Passos Coelho tem uma solução, um plano B...que é repetir o plano A! Mais impostos! Podemos ficar seguros com este Primeiro-ministro, não podemos?
 
Em resumo, acho que o Secretário de Estado dos Transportes tem razão: Passos merece uma estátua. É que normalmente quem tem uma estátua já terminou a sua carreira política - portanto, se a estátua de Passos significar que já abandonou o exercício das funções de Primeiro-Ministro, será uma excelente notícia para Portugal! Venha a estátua! Eu próprio a posso contribuir para o financiamento com os 5 cêntimos que me sobram mensalmente depois de o Estado me tirar dinheiro e ter de pagar as despesas de um cidadão comum em Portugal... Obrigado Passos!
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana