sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Petição para demissão de presidente do Banco Alimentar tem já mais de 2500 assinaturas

 

Jornal de Notícias - atualizado por PG
 
A petição pela demissão da presidente do Banco Alimentar contra a Fome já tem mais de 2500 assinaturas, iniciativa que reflete a polémica originada pelas suas declarações a defender que os portugueses terão de "empobrecer muito".
 
Os comentários de Isabel Jonet "são uma enorme falta de respeito para com os cidadãos pobres deste país que hoje sofrem o vendaval das medidas de austeridade e que estão a entrar numa situação de desespero", refere o texto da petição.
 
A situação em que estão os portugueses pobres "não se coaduna com as políticas de um Estado Caritativo que são defendidas pela atual presidente do Banco Alimentar Contra a Fome", acrescenta.
 
As declarações de Isabel Jonet num programa do canal televisivo SIC, na noite de terça-feira, deram origem a várias reações de repúdio, como do Movimento Sem Emprego que divulgou uma carta aberta com o título "Uma canja para a Jonet" a classificar de "aviltante" o nível dos comentários.
 
"Vamos ter que empobrecer muito, mas sobretudo vamos ter de reaprender a viver mais pobres", disse a presidente do Banco Alimentar durante o programa da SIC.
 
"Vivíamos muito acima daquilo que eram as nossas possibilidades", defendeu Isabel Jonet, acrescentando que "há uma necessidade permanente de consumo e de bens para uma satisfação das pessoas e que conduz à felicidade que não é real".
 
O texto da petição salienta que os cidadãos em situações de pobreza e de exclusão "necessitam hoje de uma verdadeira intervenção do Estado Social que proteja o mínimo de dignidade das suas vidas".
 
Por isso, pedem "a demissão imediata de Isabel Jonet do cargo da presidência do Banco Alimentar Contra a Fome".
 
Já o Movimento Sem Emprego salienta que "luta sobretudo para que ninguém se habitue ao empobrecimento" e tece duras críticas a cada um dos comentários e exemplos apontados por Isabel Jonet, que também preside à Federação Europeia dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
 
"Fala-lhe um grupo de pessoas, jovens e menos jovens, desempregados, precários, sub-empregados, gente que se empenha quotidianamente para derrotar quem, como a senhora e a Merkel, insiste em mascarar de caridade o saque que estão a fazer às nossas vidas", pode ler-se na carta aberta.
 
Na internet, circula, ainda, outra petição pública de apoio a Isabel Jonet. "Se se criam petições para tudo e para nada! Criamos esta para contrariar a onda negativa que anda para aí! Ficamos escandalizados como a própria instituição do Banco Alimentar é criticada nos dias de hoje!", lê-se na petição Para que a Dra Isabel Jonet fique por muitos, e bons anos à frente do Banco Alimentar Contra a Fome, que tem já 454 signatários.
 
"Como é óbvio, esta Petição não tem efeitos práticos, nem procura tê-los, mas achamos uma boa resposta ao que se tem ouvido nos últimos dias", concluiu a petição.
 
Relacionado em Página Global
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana