domingo, 25 de novembro de 2012

Singapura entende aspirações de Timor-Leste para aderir à ASEAN - MNE

 

MSE – PMC - Lusa
 
Díli, 23 nov (Lusa) - O chefe da diplomacia de Singapura, K. Shanmugam, disse hoje entender as aspirações de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático e adiantou que há um grupo de trabalho a definir os critérios para a adesão.
 
K. Shanmugam falava aos jornalistas depois de um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, no âmbito da visita oficial que iniciou quinta-feira a Timor-Leste para reforço das relações bilaterais entre os dois países.
 
Questionado pela imprensa sobre a adesão de Timor-Leste à ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), o ministro disse "entender as aspirações" timorenses.
 
"Isso foi discutido no ano passado na cimeira da ASEAN em Bali. Os líderes da ASEAN apoiaram o pedido de Timor-Leste", afirmou o chefe da diplomacia de Singapura, acrescentando que há um grupo de trabalho a definir os critérios para a adesão.
 
Singapura tem levantado algumas reservas à entrada de Timor-Leste na ASEAN, relacionadas com a preparação dos recursos humanos timorenses.
 
A candidatura de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi admitida em novembro de 2011 durante a conferência de chefes de Estado e de Governo daquela organização, realizada em Bali.
 
O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, defendeu que Timor-Leste deveria entrar como membro de pleno direito na cimeira de 2013, mas Singapura tem defendido que seja só no ano 2015.
 
Questionado sobre se Timor-Leste estava pronto para entrar na associação, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura escusou-se a fazer qualquer comentário.
 
"O grupo de trabalho está a fazer esse estudo. Não é apropriado ser eu fazer essas declarações", afirmou.
 
Durante a sua visita a Timor-Leste, que termina no sábado, K. Shanmugam reuniu-se com as autoridades timorenses e com a comunidade de Singapura a viver no país.
 
Atualmente, existem em Timor-Leste 300 empresários oriundos de Singapura a operar no mercado timorense em vários setores económicos.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana