sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Timor-Leste: DISCUTIR MAIS COOPERAÇÃO EM BALI, O REGRESSO DA GNR A PORTUGAL

 


Timor-Leste, Austrália e Indonésia reúnem-se em Bali para discutir aumento da cooperação
 
09 de Novembro de 2012, 08:59
 
Díli, 09 nov (Lusa) - Os chefes dos governos timorense, australiano e indonésio reuniram-se hoje em Bali, Indonésia, para discutir o aumento da cooperação, quando a missão de manutenção de paz da ONU presente em território timorense se prepara para sair do país.
 
Segundo a agência noticiosa "Antara", no encontro participaram o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, a chefe do Governo australiano, Julia Gillard, e o Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono.
 
Os três líderes encontram-se em Bali a participar no V Fórum para a Democracia.
 
"Este é um momento histórico. Se há 10 anos alguém tivesse profetizado este encontro seria considerado um sonhador", afirmou a primeira-ministra australiana, citada pela agência noticiosa da Austrália "AAP", que refere aquele encontro como o primeiro realizado entre líderes dos três países.
 
Em declarações à imprensa, Julia Gillard disse também que o encontro focou-se na cooperação entre os três países, nomeadamente nas áreas que os unem e nas oportunidades económicas.
 
Os três líderes, segundo a AAP, falaram também em aumentar a cooperação nos setores das infraestruturas, transportes, comunicação e capacitação de recursos humanos.
 
A primeira-ministra australiana disse também que os três países vão realizar um encontro em Díli, em março ou abril, para definir os aspetos hoje discutidos em Bali.
 
O encontro aconteceu também numa altura em que a missão de manutenção de paz da ONU em Timor-Leste se prepara para sair do país.
 
A Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) termina o seu mandato a 31 de dezembro, e as autoridades timorenses fizeram já saber que querem sair da agenda do Conselho de Segurança das Nações Unidas e pretendem uma cooperação "inovadora" com aquela organização.
 
Juntamente com a UNMIT, a Força de Estabilização Internacional, liderada pela Austrália, também vai terminar.
 
A 30 de outubro, as autoridades timorenses realizaram uma cerimónia em Díli durante a qual a Polícia Nacional do país foi certificada pela ONU e os comandantes da Polícia das Nações Unidas e da Força de Estabilização Internacional condecorados para simbolizar o final das atividades daquelas missões no país.
 
MSE // VM.
 
Militares da GNR destacados em Timor-Leste regressam a 20 e 23 deste mês
 
09 de Novembro de 2012, 09:02
 
Díli, 09 nov (Lusa) - O último contingente da Guarda Nacional Republicana destacado em Timor-Leste vai regressar a Portugal a 20 e a 23 de novembro, disse hoje à agência Lusa o comandante do subagrupamento Bravo da GNR, capitão Jorge Barradas.
 
"Um grupo parte a 20 e chega a 21 e outro grupo parte a 23 e chega a 24", afirmou à Lusa o capitão Jorge Barradas.
 
A saída da GNR de Timor-Leste deveria acontecer na próxima segunda-feira, mas devido a questões logísticas relacionadas com a disponibilidade de aviões, a saída foi adiada para 20 e 23 deste mês.
 
A GNR está destacada em Timor-Leste com 140 militares e mais três elementos da equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica no âmbito da Missão Integrada da ONU para aquele país, que termina o mandato a 31 de dezembro.
 
A presença da GNR em Timor-Leste teve início em março de 2000 com um contingente integrado na Administração Transitória das Nações Unidas (UNTAET).
 
MSE // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana