domingo, 25 de novembro de 2012

ZONA EURO “MUITO PERTO” DE CHEGAR A ACORDO SOBRE A DÍVIDA GREGA

 

Jornal i - Lusa, com foto
 
Os países da Zona Euro estão muito próximos de chegar a um entendimento sobre a dívida da Grécia, revelou hoje o ministro das Finanças francês, Pierre Moscovici, na véspera de nova ronda nas negociações que poderão desbloquear a situação.
 
"Penso que efetivamente estamos muito perto de uma solução", afirmou o governante à cadeia televisiva BFM, acrescentando que não pode garantir que o acordo será alcançado na segunda-feirra.
 
"Sei que é possível e eu quero um acordo", salientou Pierre Moscovici, citado pela agência de notícias francesa AFP.
 
Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se na segunda-feira, na terceira tentativa para chegar a um entendimento sobre o desbloqueio da tranche de 31,2 mil milhões de euros da ajuda à Grécia.
 
Moscovici disse que seria "irresponsável" falhar o acordo e apontou para os esforços que têm sido feitos nesse sentido.
 
Apesar de fornecer poucos detalhes sobre o desenho de um possível acordo, o responsável explicou que poderá haver uma redução dos juros ganhos pelos credores e dos lucros alcançados pelos bancos centrais com a dívida grega.
 
Desde junho que a Grécia aguarda por esta verba, parte do segundo pacote de assistência financeira que totaliza 130 mil milhões de euros, e que está condicionado à implementação de novas medidas de austeridade no país helénico.
 
A maratona negocial sobre o pacote de ajuda à Grécia falhou na semana passada em Bruxelas, mas vários participantes manifestaram-se confiantes de que um acordo poderá ser alcançado na segunda-feira.
 
Isto, depois de ter sido realizada no sábado uma conferência telefónica entre os 17 ministros das Finanças dos países que fazem parte da moeda única europeia.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana