terça-feira, 28 de maio de 2013

Portugal - 28 de Maio: CONJUGAÇÃO DO REGIME SALAZARISTA FAZ HOJE 87 ANOS

 


Em breve trecho retirado da Wikipédia assinalamos o golpe de 28 de maio de 1926 que viria a constituir a conjugação das condições para a implementação do Estado Novo salazarista cuja repressão ceifou vidas até 25 de abril de 1974, votando Portugal ao obscurantismo, ao fascismo-nazismo parceiro de Mussolini, Franco e Hitler.
 
Volvidos 87 anos Portugal apresenta sintomatologia de estar a voltar ao passado sob a capa de uma vivência em democracia que já não o é na sua plenitude. Os condutores do atual sistema têm vindo a experimentar medidas e facetas semelhantes aos tempos salazaristas no que se refere à implementação da exploração dos trabalhadores, da sua repressão através do desemprego massivo, da austeridade que conduz à segregação os velhos, os jovens e cerca de dois milhões de portugueses.
 
Como há oito décadas atrás foi implementada a Sopa do Sidónio pelo governo de Passos Coelho e sob o ministério do ministro Mota Soares. Agora chamam-lhe Cantinas Sociais. Ocorre que nem essas cantinas sociais, nem organizações congéneres de cariz hipocritamente caritativo satisfazem os portugueses carenciados. E esses rondam já quase três milhões se incluirmos os novos pobres “envergonhados” que só em círculos muito fechados assumem passar fome e todo o tipo de privações implementadas pelo governo de Passos-Portas-Cavaco Silva.
 
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. E na atualidade está a prevalecer a vontade de uns quantos energumenos fascizantes da modernidade que se têm vindo a aproveitar da democracia para a destruir tal como ela deve ser, assente na liberdade, na justiça, no respeito pelos Direitos Humanos, e no combate ao esclavagismo que tem corpo na exploração imposta pelos ditos “mercados” a quem o atual governo português e outros servem em conluio com os tecnocratas da União Europeia.
 
Do 28 de maio de há 87 anos fica o referido trecho da Wikipédia:
 
A Revolução de 28 de Maio de 1926, Golpe de 28 de Maio de 1926 ou Movimento do 28 de Maio, também conhecido pelos seu herdeiros do Estado Novo por Revolução Nacional, foi um pronunciamento militar de cariz nacionalista e antiparlamentar que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando à implantação da Ditadura Militar, depois auto-denominada Ditadura Nacional e por fim transformada, após a aprovação da Constituição de 1933, em Estado Novo, regime que se manteve no poder em Portugal até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974. A revolução começou em Braga, comandada pelo general Gomes da Costa, sendo seguida de imediato em outras cidades como Porto, Lisboa, Évora, Coimbra e Santarém. Consumado o triunfo do movimento, a 6 de Junho de 1926, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, Gomes da Costa desfila à frente de 15 mil homens, sendo aclamado pelo povo da capital.
 
Redação PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana