segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Serviços de Educação de Macau garantem apoio ao ensino da língua portuguesa

 


Macau, China, 28 out (Lusa) - Os Serviços de Educação e Juventude indicaram hoje, em comunicado, não existirem escolas em Macau que não ensinem português por falta de docentes e classificaram de "mal-entendido" uma notícia que dava conta do fim do apoio a uma escola.
 
A nota oficial, divulgada através do Gabinete de Comunicação Social, refere que uma notícia recente dava conta que os serviços iriam deixar de enviar docentes para uma escola, não identificada, situação que está esclarecida e não passou de um mal-entendido.
 
Recordando que há escolas que contratam os seus próprios docentes e que estes cooperam com os professores disponibilizados pelos Serviços de Educação, o comunicado sublinha que as "escolas são parceiras importantes na implementação da aprendizagem da língua portuguesa.
 
Por isso, acrescenta a nota, os Serviços de Educação irão, no futuro, apoiar de diferentes formas as "escolas no desenvolvimento de cursos de português da própria escola e planos para a sua aprendizagem, aperfeiçoando, de forma contínua, o ambiente de aprendizagem desta língua, garantindo o desenvolvimento sustentável de Macau".
 
Além do envio de nove professores a 17 escolas que ministram o ensino do português a 1.658 alunos, os Serviços de Educação salientam ainda que outros quatro estabelecimentos ministram os cursos por si próprias a 915 alunos e outras cinco foram apoiadas na organização de planos de aprendizagem beneficiando 2.778.
 
Este ano, 130 alunos receberam já apoio para os exames de avaliação de conhecimentos em língua portuguesa, num plano que inclui também visitas a Portugal para reforço do domínio da língua.
 
"Para aumentar o interesse de aprendizagem da língua portuguesa entre os alunos, melhorar a sua capacidade linguística e reforçar o seu conhecimento sobre a cultura portuguesa, a Direção dos Serviços de Educação e Juventude solicita, anualmente, às instituições do ensino superior de Portugal para realizarem, durante as férias de verão, o 'Curso de Verão de Língua e Cultura - Viagem de estudo a Portugal', além de promover em Macau outros cursos para os alunos das escolas locais", conclui a nota.
 
JCS // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana