segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

FIM DE VISTOS ENTRE PARIS E LUANDA VAI FORTALECER INVESTIMENTOS

 


O ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Georges Chikoti, considerou que a assinatura do acordo que suprime a necessidade de vistos nas viagens diplomáticas entre França e Angola vai fortalecer os investimentos em ambos os países.
 
"Angola e França já cooperam muito. A França está entre os maiores investidores em Angola e planeia aumentar os seus investimentos noutras áreas económicas, nomeadamente a agricultura e a indústria, mas Angola tem indústrias que estão a crescer, portanto podem encontrar espaço e mercado em França", disse o responsável angolano, citado pela Bloomberg, no final da cerimónia de assinatura do acordo que isenta da necessidade de visto as viagens diplomáticas e dos serviços oficiais.
 
Antes, já o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, tinha enfatizado que foi a necessidade que criou as condições necessárias para o acordo, que entra em vigor imediatamente.
 
"É muito importante", considerou o diplomata, acrescentando que "reforçar a cooperação e as relações bilaterais" é o desejo comum do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e da França.
 
O responsável disse ainda que o Presidente angolano é esperado com brevidade no país, no seguimento de um convite formulado pelo Presidente francês, François Hollande.
 
O acordo assinado neste fim de semana acontece no seguimento de outros acordos do mesmo género: em 1982, os dois países assinaram um acordo geral de cooperação, que depois foi reforçado em 1998.
 
Este acordo acontece também no seguimento da concretização de um outro, e até antes do prazo previsto, dado que em abril de 2010 os dois países tinham anunciado que só no primeiro trimestre do próximo ano seria suprimida a necessidade de vistos para os passaportes diplomáticos e de serviço entre os dois países.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana