segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SELVAGERIA NO FUTEBOL BRASILEIRO - com vídeo

 

João Jorge BragaDebates Culturais
 
O que aconteceu no jogo Vasco e Atlético Paranaense neste domingo foi mais uma prova de falta de civilidade e de controle emocional das torcidas brasileiras. Cenas de selvageria num estádio sem policiamento (pelo entendimento do Ministério Público o jogo era um evento privado e não público, logo a polícia militar não deveria ser a responsável pela segurança), demonstram que estamos muito pouco preparados para eventos desse tipo.
 
É inadmissível que num país que sediará uma Copa do Mundo e um Olimpíada ainda haja risco de morte para aqueles que querem assistir os jogos. Já há uma nefasta política pública de elitizar o torcedor presente nos estádios feitos para a Copa, que poderá acabar sendo aplicada aos demais jogos com a desculpa que eliminando o povão a segurança será mais fácil. É coisa do tipo: “se os torcedores estão criando problemas, tiremos estes torcedores e coloquemos outros, mais civilizados”. Assim, o povo que é mal educado (por várias razões, dentre elas escolas públicas ruins) é jogado fora, sendo marginalizado.
 
A questão é que sempre é o povão quem sofre. Se o governo local, o Ministério Público, os times e a própria CBF tivessem sido mais cautelosos, provavelmente não teríamos tido aquela briga absurda entre as duas torcidas. Alguns sites (veja aqui) denunciam que já havia uma possibilidade de confronto prevista pelas próprias torcidas. Só as ditas autoridades é que não perceberam. Quando é para usar a inteligência das polícias, por exemplo, nada é feito, mas quando é para incriminar manifestantes de passeatas legitimamente organizadas, todo o aparato é mobilizado.
 
É preocupante vermos que nossas torcidas ainda são despreparadas e amadurecidas o bastante para enfrentar situações de emoção e até derrota. Cabe aqui meu temor, o que aconteceria se numa final da Copa aqui no Brasil a seleção brasileira perdesse?
 
*João Jorge Braga é natural de Minas Gerais
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana