terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Macau suspende importação de galinhas vivas de uma quinta do continente chinês

 


Macau, China, 28 jan (Lusa) - Macau suspendeu a importação de galinhas vivas de uma quinta do continente chinês, foi hoje anunciado pelo Instituto dos Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) numa ação justificada com a deteção de gripe das aves num mercado abastecedor da cidade.
 
Em comunicado, o IACM e os Serviços de Saúde de Macau salientam ter sido confirmado o vírus da gripe das aves H7N9 numa exploração da cidade de Foshan, na província de Guangdong, adjacente a Macau e Hong Kong, pelo que a importação de aves com origem naquele ponto de abastecimento está suspensa.
 
A mesma nota salienta que a oferta de galinha vivas com origem em Foshan tem um peso de cerca de 4% no abastecimento de Macau.
 
Por dia, entram em média entre seis mil a sete mil aves vivas em Macau que são inspecionadas aleatoriamente antes de serem libertadas para serem vendidas nos mercados, um processo que demora habitualmente um a dois dias.
 
As autoridades de Macau, nomeadamente o IACM, vão manter contacto com as congéneres da China e Hong Kong no sentido da troca de informações relativas ao vírus da gripe das aves.
 
Apesar de alguns casos suspeitos, Macau não registou ainda entre o final de 2013 e o início deste ano qualquer caso de gripe das aves.
 
A confirmação do vírus H7N9 em Foshan com galinhas destinadas ao mercado de Hong Kong levou as autoridades da antiga colónia britânica a abater também cerca de 20.000 aves e suspendeu durante 21 dias a venda de galinhas vivas na cidade de cerca de sete milhões de habitantes.
 
A medida surge numa altura em que a região se prepara para celebrar o Ano Novo Lunar onde a galinha é, habitualmente, um dos pratos do menu confecionado pelas famílias ou servido nos restaurantes.
 
JCS // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana