quarta-feira, 9 de abril de 2014

CHINA E TIMOR-LESTE ASSINA, ACORDOS DE COOPERAÇÃO ECONÓMICA




Pequim, 09 abr (Lusa) - China e Timor-Leste assinaram hoje acordos de cooperação no domínio da economia, tecnologia e turismo, fortalecendo as relações bilaterais, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, sem adiantar pormenores.

Os acordos foram assinados na ilha de Hainan, no sul da China, pelos primeiros-ministros dos dois países, Li Keqiang e Xanana Gusmão, respetivamente.

"Sendo ambos países em vias de desenvolvimento, China e Timor-Leste estão confrontados com a tarefa de desenvolver as suas economias, melhorar o nível de vida da população e combater a pobreza", disse Li Keqiang, citado pela Xinhua.

No encontro com o homologo timorense, o primeiro-ministro chinês afirmou também que "a China sempre defendeu que os países, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, ricos ou pobres, devem promover a cooperação e procurar o desenvolvimento na base do respeito mutuo e da igualdade".

Xanana Gusmão chegou hoje a Hainan, segunda etapa de uma visita de uma semana à China, iniciada no domingo em Pequim.

A agenda do primeiro-ministro timorense naquela ilha tropical inclui a participação no Fórum Boao para a Ásia, que decorre até quinta-feira com chefes de Governo de mais sete países (Austrália, China, Coreia do Sul, Cazaquistão, Laos, Namíbia e Paquistão).

Ainda em Pequim, Xanana Gusmão encontrou-se com o Presidente Xi Jinping, que manifestou o desejo de estabelecer uma "parceria geral" com Timor-Leste.

Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC), propôs "impulsionar a cooperação na construção de infraestruturas, comunicações, energia, agricultura e desenvolvimento de zonas económicas especiais".

O Fórum Boao, proposto no final da década de 1990 por vários estadistas asiáticos, define-se como "uma organização não-governamental empenhada em promover e aprofundar o intercâmbio económico, coordenação e cooperação dentro da Ásia e entre a Ásia e outras partes do mundo".

A reunião deste ano tem por tema "Novo Futuro da Ásia: Identificando novos motores de crescimento".

Depois de Hainan, Xanana Gusmão visitará mais duas províncias, Fujian e Hunan.

AC // VM - Lusa

Na foto: Xanana Gusmão e Xi Jinping - Xinhua / Pang Xinglei

Sem comentários:

Mais lidas da semana