quarta-feira, 30 de julho de 2014

ONG timorense recomenda mais patrulhas policiais para evitar violência sexual




Díli, 30 jul (Lusa) - A organização não-governamental timorense Belun recomendou hoje, em comunicado divulgado à imprensa, para a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) realizar mais patrulhas em determinadas zonas da cidade de Díli para prevenir incidentes de violência sexual.

Segundo a Belun, durante o último ano registaram-se vários casos de violência sexual em determinadas zonas de Díli frequentemente mal iluminadas.

"Os incidentes foram registados em áreas públicas, nomeadamente na estrada da praia em Pantai Kelapa (que liga a embaixada dos Estados Unidos ao Farol), Bairro Formosa, Petramina, Bebonuk, Tasi Tolu, Metiaut e Cristo Rei", refere a organização.

Para evitar que os "incidentes relacionados com violência sexual continuem a preocupar as comunidades em Timor-Leste", a organização timorense pede à PNTL para dar formação aos seus agentes para estarem preparados para lidar com estes casos e aumentarem as patrulhas policiais nas áreas identificadas.

A Belun recomenda também à polícia para garantir que o número de emergência 112 "seja sempre atendido e que garanta uma rápida resposta".

"Com as recomendações, a Belun espera que sejam feitos esforços coordenados para combater atitudes e comportamentos problemáticos que podem levar a incidentes de violência sexual", sublinha a organização não-governamental.

Para a Belun, é preciso que a polícia, governo e comunidades trabalhem em conjunto para combater atitudes em relação às mulheres para "criar uma sociedade onde todas as pessoas, incluindo as mulheres, sejam respeitadas e se possam sentir seguras".

MSE // JPF - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana