sábado, 2 de agosto de 2014

Portugal: BES VAI SER RECAPITALIZADO COM A AJUDA DO ESTADO




O valor do reforço não está ainda definido, mas a SIC e a TVI, sexta-feira à noite, e o jornal Expresso, este sábado, apontam o recurso ao fundo de capitalização dos bancos, estabelecido no início do programa de ajustamento. Uma decisão será comunicada ainda este fim-de-semana.

A SIC e a TVI avançaram sexta-feira à noite que o Estado vai participar na recapitalização do Banco Espírito Santo (BES). A SIC diz que a solução está a ser negociada pela nova administração do BES e pelo Banco de Portugal, em ligação com o Ministério das Finanças e que os depósitos estão garantidos.

As duas televisões adiantam que a operação deverá ter contornos semelhantes ao que foi feito com o Banif, ou seja, por duas vias: uma entrada direta através da subscrição de ações pelo Estado, o que representa uma nacionalização parcial do banco; e um empréstimo em regime de capital contingente, que consiste em obrigações que serão convertíveis em ações se não forem pagas no final do prazo previsto.

A TVI acrescenta que este tipo de obrigações vai "obrigar" o BES a pagar uma taxa de juro ao Estado que se pode aproximar dos 10% ao ano.

Qualquer uma das opções obriga os acionistas do banco a reunir em assembleia geral para aprovar a proposta a apresentar pela administração.

O Banco de Portugal tem afirmado que a solução ideal é fazer a recapitalização através de privados, mas sublinha que está disponível a medida do memorando de entendimento com a troika que prevê a recapitalização para os bancos em dificuldade.

Na edição deste sábado, o jornal Expresso adianta que o Banco de Portugal está a negociar com a Comissão Europeia a utilização desse dinheiro, de acordo com as regras estabelecidas no tempo da troika.

O Expresso adianta que a capitalização pública será feita sem a nacionalização do banco mas poderá determinar a separação dos empréstimos considerados tóxicos, ou impagáveis.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana