sábado, 6 de setembro de 2014

São Tomé e Príncipe: POVO VOTA NO ESCURO NAS ELEIÇÕES DE 12 DE OUTUBRO




O Povo de São Tomé e Príncipe é chamado a exercer o poder político no próximo dia 12 de Outubro, para escolher os novos membros das câmaras distritais, os deputados a Assembleia da Região Autónoma do Príncipe, e os deputados a Assembleia Nacional.

Mas quando faltam cerca de 30 dias para o dia “D”, o povo são-tomense, ainda não sabe quais são os candidatos as Assembleias Distritais, a Assembleia Regional do Príncipe, e para a Assembleia Nacional.

Os partidos políticos já depositaram nos Tribunais as listas dos candidatos às eleições para as câmaras distritais e para a Assembleia da Região Autónoma do Príncipe. Mas, recusaram dizer publicamente ao povo que vai exercer o poder político no dia 12 de Outubro, quem são essas figuras, que ele através do seu voto vai dar mandato, para administrar os poderes local e regional.

No tribunal, o Téla Nón questionou pelo menos dois partidos influentes de São Tomé e Príncipe, sobre o conteúdo da lista que apresentam ao Tribunal. Ambos, a ADI e o MLSTP, disseram que para já não revelam aos órgãos de comunicação social presentes no local, e consequentemente ao público, quais são as figuras que propõem para serem representantes do povo nas câmaras distritais e na Assembleia Regional do Príncipe.

Os outros partidos que entregaram as candidaturas ao Tribunal, tiveram a mesma posição, salvo o partido MDFM que pelo menos fez saber publicamente que o seu militante Luís de Ceita (Luizito), é cabeça de lista para ser Presidente da Câmara Distrital de Água Grande. O povo que vai escolher os representantes dos poderes local e regional, não sabe de mais nada.

Tudo indica que nos próximos dias quando os partidos e coligações em forja, apresentarem ao Tribunal Constitucional a lista dos seus candidatos para o cargo de deputados a Assembleia Nacional, no quadro das eleições legislativas, a história vai ser a mesma. O povo ficará sem saber quem são as figuras, que com seu voto, vai dar mandatos para o representar na Assembleia Nacional.

Desde o advento da democracia pluralista em 1990, que esta penumbra ensombra a democracia são-tomense. O povo é convencido a votar no partido A ou B, mas desconhece por completo as figuras que directamente dá mandato para o representar no parlamento.

Pela primeira vez na democracia são-tomense, os partidos estão a anunciar o seu candidato ao cargo de Primeiro-ministro. MLSTP, foi o primeiro indicando o nome de Osvaldo Vaz, seguiu-se o MDFM com Fradique de Menezes, e ADI com o nome de Patrice Trovoada. Tudo indica que outros farão o mesmo.

Resta no entanto, aos mesmos partidos políticos, publicarem a lista completa dos candidatos a deputados a Assembleia Nacional, para as câmaras distritais, e para a Assembleia Regional do Príncipe, de forma a que cada cidadão eleitor exerça o seu direito de voto, com convicção e esclarecido, sobre quem são as figuras que está a delegar poder, para o representar e falar em seu nome no parlamento.

Abel Veiga – Téla Nón

Sem comentários:

Mais lidas da semana