terça-feira, 2 de setembro de 2014

Timor-Leste: Comunidade de Díli não tem consciência sobre a questão de limpeza



02 de Setembro de 2014, 17:53

As comunidades no distrito de Díli, ou seja os 21 sucos, não têm consciência sobre a questão da limpeza no seu próprio suco, segundo a declaração que o administrador de Díli Gaspar Soares prestou ao STL, na passada sexta-feira.

Gaspar Soares disse ao STL que a comunidade precisa de ter consciência de saber onde colocar o lixo no lugar apropriado.

O governo através do Ministério de Administração Estatal (MAE) já deu a conhecer  um regulamento sobre a colocação do lixo em locais prórios para o mesmo.

O decreto da lei de número 33/2008 proíbe as pessoas de deixarem os seus animais circularem livremente assim como de deixar o lixo espalhado pela cidade. Quem não cumprir será punido.

Segundo o chefe suco de Caicoli Hipólito Marques, no seu suco tem 5 aldeias e cada aldeia tem 25 pessoas que fazem sempre a limpeza durante duas semanas. Estes são pagos por esse serviço, depois esse grupo é substituído por outro por mais duas semanas, assim sucessivamente.

Domingos Ximenes, da comunidade de aldeia número, suco Caicoli, disse que quando trabalha nesse período de duas semanas, consegue garantir arroz e outras necessidades básicas para a sua família, isto enquanto não consegue um outro trabalho.

Sapo TL com STL         

Sem comentários:

Mais lidas da semana