domingo, 26 de outubro de 2014

Governo de Macau deve "responder às solicitações de democracia" - deputado




Macau, China, 24 out (Lusa) - O deputado pró-democrata Au Kam San defendeu hoje, na Assembleia Legislativa (AL), que a única forma de evitar em Macau protestos semelhantes aos de Hong Kong é respondendo às solicitações de democracia vindas da sociedade.

"Alguns residentes de Macau estão chocados com o que se está a passar em Hong Kong. Então, como se pode evitar que situação idêntica aconteça em Macau? Na minha opinião, o Governo deve responder seriamente às solicitações de democracia por parte da sociedade", afirmou o deputado.

Au Kam San, que falava no período antes da ordem do dia, lembrou que a luta da região vizinha pelo sufrágio universal é de longa data e foi impulsionada por um "incidente que lhes fez tremer a alma, o 4 de junho" - uma rara referência ao massacre de Tiananmen na AL de Macau.

"As gentes de Hong Kong apanharam um susto, sentiram que tinham regressado a um país onde não há democracia, e perceberam que sem democracia não há salvaguarda da liberdade", explicou.

Desde então, e mesmo tendo sido "sucessivamente enganados", os residentes de Hong Kong "nunca abriram mão da democracia", um regime que "prejudica os almoços políticos gratuitos", salientou.

No entanto, os receios que o Governo Central possa ter em relação à eleição direta do chefe do executivo em Hong Kong, não se aplicam em Macau, constatou Au Kam San.

"A fação pró-Pequim tem por cá uma força poderosa, os empresários são mais unidos, os média também são autodisciplinados e a sociedade está totalmente controlada", indicou.

Assim sendo, "mesmo que em Macau se implemente o sufrágio universal para a eleição do chefe do Executivo, estamos em crer que serão bem menores as dores de cabeça para o Governo Central", defendeu.

ISG // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana