terça-feira, 14 de outubro de 2014

MNE timorense em Bruxelas para diálogo político com a União Europeia




Díli, 14 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Luís Guterres, vai estar em Bruxelas entre quarta e sexta-feira para diálogo político com a União Europeia, incluindo sobre o acordo bilateral para isenção de vistos.

"No passado mês de fevereiro, o Parlamento Europeu aprovou a isenção de visto para os cidadãos de Timor-Leste. Contudo, existem alguns pontos que necessitam de ser discutidos para que possamos, em breve, chegar a um acordo bilateral nesta matéria", afirmou José Luís Guterres, citado num comunicado divulgado à imprensa.

Segundo o comunicado, divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense, durante a sua estada em Bruxelas, o ministro tem várias reuniões com membros do Parlamento Europeu, nomeadamente com deputados das comissões de Desenvolvimento e Serviços Externos e Serviços de Ação Externa.

José Luís Guterres vai reunir-se também com elementos da Direção-Geral para a Cooperação e Desenvolvimento da Comissão Europeia.

A União Europeia vai apoiar Timor-Leste até 2020 com 95 milhões de euros em programas de desenvolvimento rural, boa governação e de apoio à sociedade civil.

O novo Programa Indicativo Nacional (PIN) foi assinado entre as autoridades timorenses e o Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, em setembro.

O apoio da União Europeia tem como objetivo fortalecer a economia e a democracia em Timor-Leste através da melhoria da eficácia e transparência dos serviços do governo à população.

MSE // JPS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana