quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Moçambique - Eleições: TODOS PROMETEM. PROMETER É FÁCIL. DIFÍCIL É CUMPRIR




DHLAKAMA PEDE VOTO PARA MUDAR MOÇAMBIQUE

09-10-2014 00:38:34

Damião Trape, da AIM

Beira (Moçambique), 08 Out (AIM)
O líder da Renamo e candidato presidencial do maior partido da oposição em Moçambique para eleições de 15 de Outubro próximo, Afonso Dhlakama, reafirmou hoje a sua promessa de introduzir mudanças na governação do país, de forma a garantir o bem-estar do povo.

Dhlakama, que falava na cidade portuária da Beira, durante um comício popular que marcou o final da sua campanha eleitoral na província central de Sofala, disse que o seu governo vai adoptar políticas que levem cada moçambicano a sentir-se dono do seu país.

Estou a pedir voto para governar Moçambique. Governar bem Moçambique. Eu, Afonso Dhlakama, quero governar o povo. Quero mudar Moçambique. Quero acabar com a miséria. Quero governar com democracia. Quero governar com justiça, foram algumas promessas feitas pelo líder da Renamo durante o comício, bastante concorrido, que teve lugar no largo dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), na capital provincial de Sofala.

Na ocasião, Dhlakama prometeu ainda criar postos de trabalho para jovens, exortando todos os eleitores a depositarem o seu voto nele e no seu partido.

Efusivamente saudado pelos seus militantes, Dhlakama apelou aos beirenses para não se deixarem iludir com aquilo que considerou de ostentação dos outros partidos, porque a campanha eleitoral, para o líder da Renamo, não é uma festa mas sim
uma reflexão sobre a governação do país.

São milhares e milhares (de pessoas) que estão aqui. Não estamos a ver camisetas, não estamos a ver casquetes (chapéus) . São pessoas que vieram naturalmente. A diferença entre Dhlakama e outros é esta, as pessoas vêem naturalmente, frisou, convidando os homens de imagem a filmarem a multidão como indicativo do apoio popular de que diz gozar.

O líder da Renamo, os últimos anos esteve escondido algures na serra da Gorongosa, na mesma província, até a assinatura do acordo de cessação das hostilidades a 05 de Setembro passado, disse ter voltado a casa com o sentimento de que já conseguiu a razão da sua luta.

Já conseguimos. Ganhamos, porque a Frelimo aceitou tudo. Por isso, são ganhos para o povo, do Rovuma ao Maputo, disse o líder da Renamo, destacando que a nova lei eleitoral, um dos assuntos que esteve por detrás do seu retorno a guerra, não dá margens para a manipulação dos resultados, porque todos os partidos vão poder controlar as eleições.

Explicou que, a luz do acordo, as Forças Armadas
nunca vão ser de um partido. Nunca vão fazer política. Nunca vão atacar a oposição como aconteceu em Santugira (local onde residia antes de fugir para o seu esconderijo em Gorongosa) .

As Forças Armadas são republicanas, profissionais, porque Dhlakama e Renamo lutaram para isso, acrescentou.

Ele retomou com as promessas, assegurando que, caso seja eleito, vai melhorar as condições de vida dos funcionários públicos e de outros trabalhadores e defender a justiça social no país.

(AIM) DT/SG

MDM PROMETE COMBATER POBREZA E CORRUPÇÃO EM NAMPULA

09-10-2014 00:03:36

Rapale (Moçambique), 08 Out (AIM)
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo maior partido da oposição, promete lutar contra a pobreza e corrupção que grassam no país, como forma de tentar conquistar o voto dos residentes da província de Nampula para si e seu candidato presidencial, Daviz Simango.

Falando aos eleitores residentes no posto administrativo do distrito de Anchilo, no posto administrativo de Anchilo, durante a campanha eleitoral, Gomes Serra, militante do MDM, afirmou que a luta contra a pobreza ainda não está a surtir os efeitos desejados em Moçambique.

É necessário aliar-se, no combate à pobreza, a luta contra a corrupção. O MDM e Simango vão fazer isso. Dificilmente o país poderá estar livre da pobreza, enquanto continuar a persistirem elevados índices de corrupção e enriquecimento ilícito. Por exemplo, aqueles que deveriam ser os verdadeiros beneficiários dos ´Sete Milhões de Meticais´ nunca têm acesso. Além disso, os processos para a sua obtenção são pouco transparentes, afirmou Serra.

Por isso, a fonte garantiu que se o MDM vencer as eleições de 15 de Outubro corrente irá reformular o programa dos
Sete Milhões de Meticais, ou seja Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), que visa impulsionar o desenvolvimento de actividades de geração de renda nas comunidades.

Serra destacou a despartidarização da função pública e empresas estatais, bem como a descentralização do poder aos níveis locais como algumas alternativas viáveis para a erradicação da pobreza em Moçambique.

O MDM
, disse o militante, irá proibir o funcionamento das células de partidos políticos e o exercício de actividades políticas partidárias nas instituições públicas. Tenciona ainda promover a profissionalização da função pública através de concursos públicos transparentes.

É por isso que estamos aqui para pedir o vosso voto. Sabemos bem, mas muito bem, que estes últimos anos têm sido caracterizados por elevados focos de corrupção. Mas isto tem que acabar. O MDM vai estabelecer um sistema político que funciona de forma justa para os cidadãos e uma capacidade parlamentar para garantir a prestação de contas pelo Executivo, algo que ainda não existe neste país, explicou a fonte.

(AIM) Anacleto Mercedes (ALM)/sg

FRELIMO PROMETE CONTINUAR COM FORMAÇÕES TÉCNICO-PROFISSIONAIS EM NAMPULA

08-10-2014 23:41:45

Nampula (Moçambique), 08 Out (AIM)
A Frelimo reuniu-se, na tarde de hoje, com jovens e estudantes da cidade de Nampula, a quem pediu voto para si e seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, para as eleições gerais de 15 de Outubro corrente.

Para o efeito, prometeu dar continuidade aos programas de ensino técnico-profissional e estágios profissionais, se vencer o próximo escrutínio.

Helena Taipo, membro da brigada central da Frelimo, foi quem orientou a reunião de
caça ao voto para a eleição do Presidente da República, deputados da Assembleia da República e das Assembleias Provinciais.

Na ocasião, Taipo destacou a necessidade do governo da Frelimo dar continuidade aos programas e conteúdos de formação ajustados a realidade do desenvolvimento sócio-económico e do
boom dos recursos naturais no país.

Só trabalha na exploração de recursos naturais quem tiver formação profissional adequada àquilo que são os padrões internacionais, no âmbito da exploração desses mesmos recursos. A Frelimo criou condições e vai continuar para que os cidadãos tenham uma educação técnico-profissional em conformidade com as exigências do mercado, disse Taipo.

Por isso, a brigadista da Frelimo apelou a uma maior dedicação dos estudantes e jovens para que possam melhor assimilar os ensinamentos adquiridos nos vários centros de formação criados pelo governo.

Se vocês não fizerem isso, virão estrangeiros formados e, no vosso lugar, ocuparão o emprego que é vosso. Devem lutar para que sejam vocês mesmos os donos, operários e trabalhadores das empresas que se dedicam a exploração dos recursos naturais. A Frelimo cria todas as condições e vocês têm a oportunidade. Mas é preciso que se esforcem nesse sentido, advertiu.

Explicou que, ao introduzir cursos profissionalizantes para os jovens, o governo da Frelimo pretende reduzir o índice de desemprego, pois os jovens formados estarão à altura de, por si sós, desenvolverem projectos de geração de renda.

Nós estamos aqui, hoje, porque temos uma missão. A nossa missão é pedir voto para que a Frelimo e Filipe Nyusi continuem a trazer vários institutos de formação profissional para que o nosso ensino esteja direccionado ao saber fazer, vincou Taipo, acrescentando que as condições que o governo está a criar visam fazer com que os jovens e estudantes também se sintam donos de Moçambique.

(AIM) Anacleto Mercedes (ALM)/sg

Sem comentários:

Mais lidas da semana