terça-feira, 14 de outubro de 2014

Moçambique: V ELEIÇÕES GERAIS E PROVINCIAIS SÃO AMANHÃ




Dez milhões e oitocentos mil eleitores vão amanhã às urnas para eleger o Presidente da República, os 250 deputados da Assembleia da República e 811 membros das dez assembleias provinciais existentes.

Trata-se das quintas eleições presidenciais e legislativas, para as quais concorrem três candidatos e 30 partidos. Trata-se de Filipe Jacinto Nyusi, proposto pela Frelimo para suceder Armando Guebuza, que se encontra a concluir o seu segundo mandato consecutivo no cargo; Afonso Macacho Marceta Dhlakama, apresentado pela Renamo e que conconcorre pela quinta vez seguida; e Daviz Mbepo Simango, que se apresenta pela segunda vez na corrida à Ponta Vermelha.

Para as legislativas e assembleias provinciais a Comissão Nacional de Eleições (CNE) inscreveu um total de 30 partidos políticos e coligações de partidos que vão disputar os 248 lugares a serem eleitos pelos 10.874.328 eleitores recenseados a nível nacional e dois que serão escolhidos por 89.685 cidadãos inscritos na diáspora para participarem neste sufrágio.

Dos concorrentes escritos para as legislativas e provinciais destaque vai para a Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que concorrem nos 13 círculos eleitorais (11 nacionais e dois na diáspora), para além de disputarem assentos nos 141 distritos nacionais, que constituem o círculo eleitoral para a eleição das assembleias provinciais.

As urnas vão abrir às 7.00 e encerram às 18.00 horas, depois de todos os cidadãos que se encontrarem no recinto da mesa de voto terem exercido o seu direito.

Para estas eleições o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) vai disponibilizar 17.199 mesas de assembleias de voto que serão assistidas por 121 mil membros. Dos sete membros de cada mesa de voto quatro são selecionados pelo STAE e três indicados pelos partidos políticos com assento na AR. Até ontem informações em nosso poder indicavam que em algumas províncias a Renamo e o MDM apresentavam dificuldades em indicar os seus representantes nas mesas de votação, elementos que, aliás, devem beneficiar de capacitação para exercerem tais funções.

Entretanto, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral promete concluir hoje a colocação do material eleitoral em todos os postos de votação. Esta acção teve início semana passada e para tal o STAE mobilizou 15 helicópteros, barcos e mais de uma centena de viaturas, a maioria camiões todo-o-terreno, para distribuir os “kits” de votação, constituídos por boletins de voto e outro material indispensável para o exercício deste direito de cidadania.

Fonte do STAE disse ontem ao nosso Jornal que a colocação do material nos postos de votação decorre a um ritmo normal, sem problemas de maior, não obstante um ou outro lugar de difícil acesso, mesmo nos casos em que são usados helicópteros.

Até ao final da tarde de ontem haviam sido acreditados pouco mais de 500 observadores internacionais; mais de cinco mil nacionais; acima de 2000 jornalistas nacionais e pouco mais de 50 estrangeiros.

Destes números, a observação nacional apresenta um crescimento assinalável quando comparada com a realizada nas últimas eleições gerais, onde os observadores nacionais não ultrapassaram as duas centenas de indivíduos.

Para o dia da votação a Lei Eleitoral prevê tolerância de ponto para todos os trabalhadores nacionais, com excepção daqueles cuja actividade não pode ser paralisada.

Entretanto, os Serviços Meteorológicos prevêem céu nublado a pouco nublado em todo o país, com aguaceiros e trovoadas locais no sul, nomeadamente norte de Maputo e sul de Gaza. 

Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana