sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ONU alerta para risco de subida do crime organizado no sudeste asiático




Banguecoque, 31 out (Lusa) - As Nações Unidas apelaram hoje aos países do sudeste asiático para que tomem medidas para evitar que o aumento do fluxo comercial e migratório, propiciado pelo processo de integração regional, favoreça a expansão do crime organizado.

De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra as Drogas e Delitos, o desenvolvimento do sistema de transportes e a eliminação coordenada de barreiras comerciais e de circulação que os países do sudeste asiático planeiam para 2015, trazem riscos que os líderes regionais não têm valorizado o suficiente.

A ONU considera "provável" que se verifique um aumento do tráfico de droga, de pessoas e de flora e fauna protegidas, ou do comércio de bens e medicamentos falsificados, se não se tomarem de imediato medidas a nível nacional e regional.

"Sem uma gestão eficiente e integrada de fronteiras, forças policiais e estratégias judiciais, os grupos de crime organizado vão continuar a expandir-se, ameaçando a prosperidade e segurança pública", disse o representante do gabinete para o sudeste asiático, Jeremy Douglas.

"O aumento de benefícios ilícitos vai fazer aumentar a corrupção, atingir e distorcer a economia e prejudicará a população de toda a região", acrescentou.

O crime organizado gera todos os anos cerca de 100.000 milhões de dólares no sudeste asiático, segundo estimativas "conservadoras" assinaladas por Jeremy Douglas, num encontro de especialistas da ONU com vários organismos multilaterais da região em Banguecoque.

ISG // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana