sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Portugal: RACISMO TRANSBORDOU NA CASA DOS SEGREDOS - ESGOTO TELEVISIVO


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Essas coisas da produção-pimba das televisões em Portugal e pelo mundo não são, para mim, flor que se cheire. Facto é que para grande número de audiências as tricas estúpidas dos Big Brothers e conteúdos semelhantes é o que está a dar. E está a dar porque são as próprias televisões a alienar as populações televisivas sem dó nem piedade. Facto também é que para muitos espetadores das televisões aqueles programas são rascas, são lixo televisivo. E são, nada ensinam a alguém. Recreativos? Sim. Para os pobres de espírito, os que se contentam com a porcaria de vida que estão a levar e que têm pela frente. Dos “atores” tudo passa e eles vendem-se a troco de uns euros, uns dólares, uns kuanzas. Expõem-se tal qual prostitutas(os). Mas a vida é deles e devemos respeitar as suas opções apesar de as podermos criticar com a legitimidade cívica que nos é conferida pela liberdade democrática.

Por aqui já viram, certamente, que esta prosa é da “pesada” para os “atores” dos Big Brother e para os das audências desses figurinos de conteúdos semelhantes que há pelas televisões do mundo e também em Portugal. Desse estilo há uma coisa, em Portugal, chamada “Casa dos Segredos”, na TVI. Nem sabia. Nem sei se há nas televisões portuguesas mais programas gémeos deste tipo de esgoto. Bem, mas de certeza que há aquela pirosa Casa dos Segredos. Tal qual consta no que vem a seguir e que dei por ela no angolano Novo Jornal.

É também ali que dá para perceber o racismo que existe em Portugal e que alguns teimam em negar a sua existência. Parece que um “ator” da tal Casa, da chamada “raça branca”, deitou cá para fora umas palavras que o definiram: “Os pretos metem-me nojo”, entre outras considerações. Depois disto, ou antes, teve a grande “lata” de afirmar “eu não sou racista”. Grande avantesma. Ao menos que se assumisse. Claro que é racista. Está-lhe à flor da pele e sobressai nos preconceitos!

Pensando bem, o “ator” não fez, nem disse, nada de mais. Muitos portugueses têm para eles que devem afirmar que não são racistas. Até se convencem disso. O que não invalida que afirmem “distraidamente” que “não sou racista mas não posso com indianos”, ou a mesma versão com negros, ou ciganos… Ou o que se queira. Esta hipocrisia de muitos portugueses dá a volta ao estômago daqueles que abominam o racismo. É que o racismo é um preconceito absolutamente estúpido, como muitos outros que revelam o pior dos humanos pela desumanidade e aquilo que lhe está inerente. Violação aos Direitos Humanos que tantas vezes é reivindicada por enormíssimos racistas que precisam de “tratamento”. De levar um “banho” de multirracialidade para entenderem que não é a cor da pele que define melhor ou pior caráter, inteligência, sabedoria, partilha de amizade, amor, civilidade, modéstia, solidariedade, etc.

Em último informe, para que sobre a dita Casa da TVI não deixe aqui uma patada de ignorância, fiquei a saber que a apresentadora é a Teresa Guilherme. Pois. Tinha de ser. Aquela "rica" não se farta.

Tenho de dizer: Oh rica, mas olhe que existem outras maneiras de ganhar a vida mais de acordo com as suas potencialidades e conhecimentos… Pois. “Mas isso agora não interessa nada”. Como não interessam nada ao conhecimento e à recreação da humanidade esses conteúdos de esgoto do Big Brother, da Casa dos Segredos e similares.

Já agora, leia-se no Novo Jornal, de Angola, a peça como lá está. 


  

Racismo afasta B4 da “Casa dos Segredos 5”

Depois das declarações de Hugo, um dos participantes do reality show português Casa dos Segredos 5, na semana passada, a dupla B4, Big Nelo e C4Pedro, decidiu não actuar na casa mais vigiada de Portugal como estava previsto.

"Não sou racista, mas mete-me nojo" foram as palavras proferidas pelo concorrente em relação aos negros. Nas redes sociais, as declarações caíram como um tufão. Uma onda de críticas fez-se logo sentir na intervenção dos internautas.

Hugo, que assume "ter nojo de preto"s ainda repetiu as suas declarações perante o olhar indiferente dos outros concorrentes. De acordo com a Platina Line, a editora da dupla Big Nelo & C4Pedro, LS & Republicano e os músicos rejeitaram participar no reality devido aos comentários racistas e que não dignificam a imagem e a música que eles levam as casas dos fãs, através de shows, CDs e dvds ou vídeos clipes.

Isolado da realidade, já que ainda se encontra entre os concorrentes da Casa, Hugo só não tem noção da proporção que as suas palavras tiveram no exterior. Segundo o portal Fraga, que ouviu a mãe do concorrente, cá fora a família está a pagar um preço alto pelas palavras do concorrente.

Em declarações à TV Guia desta semana, a mãe do concorrente revelou a angústia em que tem vivido: "Não sei o que vai acontecer quando ele sair. Parece que já há pessoas a processá-lo…Eu já não vou trabalhar e o meu filho já não consegue ir à escola, porque ele anda na Casa Pia, onde a maioria dos alunos são negros".

A família do concorrente vive num bairro social e, de acordo com a mesma publicação, está constantemente a ser ameaçada. Já nos disseram que ele, quando sair, vai ter que andar com seguranças, porque dão-lhe um tiro. A mãe declarou ainda à publicação que a família não é racista e a progenitora faz questão que o concorrente venha a fazer um pedido de desculpas em directo.


Sem comentários:

Mais lidas da semana