sábado, 1 de novembro de 2014

Macau - EPM: GOVERNO ACUSADO DE ESCONDER INFORMAÇÕES SOBRE OBRAS



FILIPA ARAÚJO – Hoje Macau, em Política

O Governo é mais uma vez criticado por não dar informações. Desta vez o reparo vem do deputado Leong Veng Chai a propósito do adiamento da obras no Estabelecimento Prisional de Macau

Oatraso nas obras para a construção do Estabelecimento Prisional de Macau (EPM) volta a ser assunto para o deputado Leong Veng Chai. Numa interpelação escrita, Leong Veng Chai critica o Governo por, depois do adiamento das obras da 1ª fase de construção, não ter avançado com qualquer informação sobre a abertura do concurso para essas obras.

Em causa está o projecto de construção da nova prisão que começou em Agosto de 2010 e com final previsto para o 4º trimestre deste ano. “Até ao momento, as obras ainda não chegaram à metade, o que vem obstruir o desenvolvimento e a ordem social”, argumenta o deputado.

Por essa mesma razão, Leong Veng Chai quer que o Governo esclareça a população sobre o assunto, questionando-o se este já possui uma data definitiva para a abertura do concurso para a 2.ª fase da construção. Na mesma pergunta, o deputado quer ainda saber quando estará pronta a nova prisão.

E O MATERIAIS?

Mas não é só. O deputado levanta também uma questão relacionada com a qualidade dos materiais das obras. Na argumentação de Leong Veng Chai são usados os recém-problemas com os materiais de construção usados no campus da Universidade de Macau, na Ilha da Montanha.

Por essa razão, o deputado indaga o Governo se vão existir “normas mais rigorosas ou normais especiais nos materiais utilizados na respectiva construção, a fim de garantir a segurança do funcionamento do novo estabelecimento prisional”.

O deputado tenta ainda perceber se o Executivo vai proceder à fiscalização dos materiais utilizados pelo empreiteiro, para que se evitem problemas quanto à qualidade da obra. Qualidade esta que não deve ser colocada em causa, pois segundo Leong Veng Chai, este tipo de construção – as prisões – devem conter materiais rigorosos.

Recorde-se que, durante o ano passado, um engenheiro do Estabelecimento Prisional, Lei Ka Nang, afirmou que até ao final deste ano as obras da primeira fase estariam terminadas. “As obras da segunda fase estão a concurso nas Obras Públicas. Por enquanto, devido ao atraso nas obras da primeira fase, é difícil divulgar o prazo de conclusão das obras da nova prisão. De facto houve atrasos nas obras. Houve um atraso acima de um ano. O atraso deveu-se ao sol e às chuvas”, justificou na altura o engenheiro.

Leia mais em Hoje Macau

Sem comentários:

Mais lidas da semana