terça-feira, 25 de novembro de 2014

Portugal - Investigação: CASO SÓCRATES PODERÁ FAZER MAIS “VÍTIMAS”




A Operação Marquês, que levou à detenção e prisão preventiva de José Sócrates, poderá fazer ainda mais ‘vítimas’. De acordo com o Jornal de Negócios, os investigadores continuam a seguir o rasto do dinheiro que está na base das acusações ao ex-primeiro-ministro e outros três arguidos, sendo que poderão surgir novas buscas e arguidos.

José Sócrates, João Perna (motorista do ex-chefe do Governo) e Carlos Santos Silva (empresário e amigo de infância do ex-primeiro-ministro) estão em prisão preventiva por suspeitas de crimes de branqueamento de capitais, corrupção e fraude fiscal.

O quarto arguido, o advogado Gonçalo Ferreira, está proibido de contactar com os restantes arguidos, de se ausentar para o estrangeiro, com a obrigação de entregar o passaporte e de se apresentar duas vezes por semana no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Ainda assim, escreve o Jornal de Negócios, a lista de arguidos poderá ainda aumentar visto que a investigação à origem do dinheiro movimentado nas contas de José Sócrates ainda está a ser investigado. Tal como indica a publicação, os investigadores não colocam de parte a hipótese de existirem outros ‘testas-de-ferro’, tanto a nível individual como empresarial.

Relativamente à acusação, o especialista em processo penal Pedro Garcia Marques explica que os crimes de corrupção, branqueamento de capitais e de fraude fiscal “são casos sobretudo de prova documental”, sendo a primeira tipologia de “prova muito complexa”.

E a complexidade, explica o professor universitário, advém do facto de os investigadores terem de definir, com toda a certeza, quem corrompe, quem é corrompido e quais as vantagens que resultam destas ilegalidades. Fazer a prova deste crime torna-se ainda mais complicado porque “nestes processos nunca há um contabilista milagroso que tenha tudo registado nos livros”.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana