segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Portugal: NÃO HÁ DEMOCRACIA QUE AGUENTE



Tomás Vasques – jornal i, opinião

Não há democracia que aguente esta cultura da irresponsabilidade política e de apego ao poder

Leio no "Expresso" que, durante uma visita do senhor primeiro-ministro aos Açores, uma sua assessora, berrou ordens, em tom grosseiro e autoritário, ao motorista de um autocarro que transportava a comitiva. Com os presentes incomodados com a insolência, a senhora assessora, qual sargento-lateiro na parada, ainda concluiu com desdém: "isto com gado, corria melhor". Não se deve generalizar a partir de uma situação concreta mas, infelizmente, este episódio ilustra bem a arrogância com que o poder trata os mais fracos. O desprezo pela gente humilde. Esta arrogância e este desprezo vêm de cima. E espalha-se como mancha de óleo por estas criaturas que enxameiam os gabinetes ministeriais. Em regra, trata-se de gente pedante, democraticamente inculta, que trepou aos corredores do poder pela corda dos aparelhos partidários. Gente que, de coluna dobrada, passa o tempo a lamber botas aos de cima para se manter nos cargos. Não há democracia que aguente esta "cultura do poder".

O senhor primeiro-ministro, no parlamento, durante o debate do Orçamento, meteu os pés pelas mãos sobre a reposição dos salários da função pública. Disse uma coisa às dez da manhã e outra, completamente diferente, duas horas depois. A primeira, num discurso escrito; a segunda, em respostas improvisadas aos deputados. Garantiu a total recuperação dos salários, até 1500 euros já em 2015 e, acima desse montante, uma recuperação de 20% no próximo ano, com a recuperação integral em 2016. Tanto disse isto, como disse, a seguir, que o que disse não era verdade. Porque disse, depois, que se continuar como primeiro-ministro: "proporei que a reversão salarial seja de 20% em 2016". Então, não era "integral"? Enfim, uma trapalhada, meio desleixada, meio eleiçoeira. O discurso político dos nossos governantes está cada vez mais trapaceiro, enganador, preguiçoso; patético, mesmo. Sinais evidentes, não só da impreparação, mas sobretudo da arrogância e do desprezo com que o poder trata os cidadãos, sobretudo os mais fracos. Não há democracia que aguente este modo de estar na política.

A senhora ministra da Justiça em vez de se demitir, de imediato, pelo caos que o ministério que dirige lançou nos tribunais, fazendo desaparecer mais de 3 milhões de processos do sistema informático, o que paralisou a actividade judicial durante mês e meio, encontrou ali à mão, para se manter no cargo, os "bodes expiatórios": dois "administrativos" que lhe sonegaram "informação importante". Este comportamento, de completa irresponsabilidade política, de passa-culpas, de apego ao poder, de mais uns meses de carro à borla e outras mordomias, do tipo "eu estou a mandar" como disse a assessora do senhor primeiro-ministro ao motorista, gangrena a democracia. Não há democracia que aguente esta cultura da irresponsabilidade política e de apego ao poder.

O Novo Banco, onde os contribuintes já meterem mais de 3 mil milhões de euros, herdou do BES um crédito de mais de 3 mil milhões de euros, referente a um empréstimo que este fez ao BES Angola, com garantia escrita dada pelo governo daquele país. Leio nos jornais que o credor - o Novo Banco - nacionalizado à moda neoliberal, negociou a dispensa do pagamento de 2,6 milhões dessa obrigação. Enquanto, isso, a casa de Ana Dias (onde vive com três filhos e dois netos), uma viúva a viver com o salário mínimo, foi penhorada pelo fisco, que a levou a leilão, para satisfazer o pagamento de 1 900 euros, supostamente devidos pelo imposto de circulação de dois carros já abatidos. A coitada da senhora não informou as Finanças que os carros tinham ido para a sucata, tal como o governo não informou devidamente os portugueses que tinha enviado para a sucata a dívida de 2,6 mil milhões de euros devidos pelo BESA, e solenemente garantidos. Este é o desprezo com que o poder trata os mais fracos, enquanto se curva perante os mais poderosos.

A assessora do senhor primeiro-ministro que tratou abaixo de gado, um motorista, não é um exemplo isolado. Se fosse teria sido posta na rua, imediatamente. Faz parte da cultura política instalada no poder. Não há democracia que aguente esta cultura antidemocrática.

Jurista. Escreve à segunda-feira

Sem comentários:

Mais lidas da semana