terça-feira, 25 de novembro de 2014

Portugal: OS MENINOS DE OURO



Nuno Ramos de Almeida – jornal i, opinião

Comentadores de turno estão indignados: "Não se pode deter um primeiro-ministro como outra pessoa qualquer." A justiça não é isso mesmo, todos sermos tratados como iguais?

A 1 de Julho de 2008, o "Diário de Notícias" reportava, com as palavras do excelente João Pedro Henriques, o lançamento de uma biografia muito fofinha de José Sócrates. Na mesa, para apresentar o livro "O Menino de Ouro do PS", sobre a vida do então primeiro-ministro, estava o barão do PSD Dias Loureiro. "Este elogiou 'as características políticas de Sócrates'. Por exemplo, a sua 'atenção aos detalhes'. 'Só quem está atento aos detalhes pode fazer grandes coisas. Essa é uma característica dos grandes homens.' Elogiou-lhe também a 'sensatez' e a 'prudência' e ainda o 'optimismo': 'O optimismo de Sócrates faz muito bem a Portugal."

Tivemos uma geração de meninos de ouro que conduziu de facto Portugal; mais duvidosa é avaliação das benesses que trouxe ao país. Temos de facto uma geração de políticos endinheirados num país falido.

Algum tempo depois, o apresentador do livro seria ouvido na comissão parlamentar de inquérito sobre o caso BPN. Entre muitos factos relativos à sua participação na gestão de um banco que roubou milhares de milhões de euros aos contribuintes estava o negócio de Porto Rico, que custou à SLN, detentora do banco, mais de 30 milhões de euros, e as suas relações com o milionário libanês Abdul El Assir, preso em Julho de 2012 por ligação a um caso de tráfico de armas com o Paquistão que envolveria até um atentado em Karachi. Apesar de tudo isto, não creio que Dias Loureiro, como a maioria dos antigos detentores de cargos públicos, seja alguma vez condenado por um tribunal nacional. A justiça portuguesa tem mostrado até muito respeitinho e uma fantástica capacidade de arquivar e fazer prescrever casos.

Até à sua detenção para interrogatório, o ex-primeiro ministro José Sócrates sempre teve o condão de não ser formalmente investigado em casos em que era o principal suspeito.

Já no longínquo caso da Cova da Beira, relacionado com irregularidades na aprovação e construção de uma ETAR, o elemento do Ministério Público que dirigiu a investigação confessou à jornalista Alexandra Borges que, apesar de haver depoimentos e indícios que levantavam dúvidas sobre o comportamento do então secretário de Estado do Ambiente, José Sócrates, ele considerou que "não havia indícios para incomodar o senhor secretário de Estado".

É esse argumento que preside à sacrossanta ideia que muitos comentadores têm repetido em reacção à detenção do antigo líder do PS: "Não se pode actuar com um antigo primeiro-ministro da mesma forma que se procede com um cidadão qualquer." Sintomaticamente, não lhes passa pela cabeça que esta ideia viola todos os princípios democráticos: para haver justiça tem de ser igual para todos.

Bem sabemos que os comentadores convivem bem com um país em que se prende gente que rouba arroz em supermercados porque tem fome enquanto os poderosos enriquecem ilegalmente à nossa custa; esta gente acha normal que se vendam em hasta pública casas de família por dívidas de 1800 euros, enquanto se legislam perdões fiscais milionários aos donos de grandes empresas que depois vão empregar os ministros.

Há muito que os políticos que mandam em nós cheiram mal. E, como dizia Eça de Queiroz, a estes políticos, como às fraldas, convém mudá-los regulamente. Isto só vai ao sítio derrotando o bloco central que governou em alternância até agora. Podemos?

Editor-executivo - Escreve à terça-feira

Sem comentários:

Mais lidas da semana