sábado, 1 de novembro de 2014

Portugal: SOMOS TODOS DE ESQUERDA



Tiago Mota Saraiva – jornal i, opinião

Em Portugal, sobre a tradicional dicotomia esquerda-direita tem vindo a ser promovida uma nebulosa que baralha a identificação de políticas que temos de distinguir. Se não nos é difícil enquadrar um programa de modernização do parque escolar público como uma medida de esquerda, a forma como foi operacionalizado – sem transparência, favorecendo as grandes construtoras, fazendo transitar a propriedade das escolas ou beneficiando o privado em detrimento do interesse público – destruiu o seu teor progressista.

Tal como há 40 anos a melhor forma de aniquilar o socialismo era propagar que todos eram socialistas, hoje é tido como normal que o ministro Poiares Maduro ensaie qualificar algumas das políticas do seu governo como sendo “de esquerda”.

Esta nebulosa é terreno fértil para a confusão. O PSD diz ter introduzido algumas medidas de esquerda, o PS reivindica a paternidade dos únicos governos de esquerda possíveis, o PCP e o BE recusam aliar-se ao PS por não ser de esquerda, o Livre reivindica o número de deputados necessário para participar num governo com o PS e Marinho e Pinto tem dias que se põe à esquerda, outros à direita.

O problema é que, neste momento histórico, a definição das fronteiras da esquerda é um debate teórico difícil de clarificar que corre o risco de não sair do “quem quer, e não quer, casar com a carochinha (o governo PS)?”.

A forma mais certeira de ultrapassar este impasse parece ser recuperando a terminologia marxista. Da luta de classes à dicotomia entre explorados e exploradores. Na verdade, é aí que os projectos políticos se distinguem, na definição dos interesses que pretendem defender e no seu carácter de classe. É aí que se clarificam as diferenças em temas vitais na actualidade, como o combate à corrupção, o resgate da soberania ou a concretização da democracia. Mais é aí que se identifica o possível quadro de alianças para a governação.

Escreve ao sábado

Sem comentários:

Mais lidas da semana