quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PR timorense quer mais oportunidades para cidadãos com necessidades especiais




Díli, 26 nov (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, afirmou hoje que é preciso criar mais oportunidades na sociedade para os cidadãos timorenses com necessidades especiais.

"Temos o dever de criar oportunidades para os cidadãos com deficiência participarem na vida da sociedade e para a integração e participação das pessoas com deficiência na economia nacional e no desenvolvimento do país", disse o chefe de Estado timorense.

Taur Matan Ruak falava num jantar da Associação de Deficientes de Timor-Leste, que junta 15 organização não-governamentais que trabalharam naquela área.

No seu discurso, o chefe de Estado sublinhou que é preciso apoiar as pessoas com vontade de trabalharem para o bem comum e pediu mais apoio para as organizações da sociedade civil.

"A atividade das associações e organizações não-governamentais pode ter um papel muito importante para criarmos uma sociedade mais inclusiva e economia inclusiva com mais bem-estar para as pessoas com deficiência", disse.

Taur Matan Ruak lembrou também o seu sonho durante a luta pela independência que foi o de alcançar um "país para todos os timorenses, incluindo os cidadãos com deficiência".

"Muitas pessoas na nossa sociedade ainda têm uma maneira antiga de ver as capacidades das pessoas com deficiência. Temos de trabalhar juntos para mudar mentalidades", sublinhou.

Segundo o Presidente, as pessoas com necessidades especiais podem dar contributos válidos para a sociedade e a sua "inclusão e participação no desenvolvimento de Timor-Leste de toda a sociedade".

Em Timor-Leste, segundo o Presidente, existem mais de 45 mil pessoas com necessidades especiais.

MSE // EL

Sem comentários:

Mais lidas da semana