domingo, 23 de novembro de 2014

TAP ADIA VISITA DO PRIMEIRO-MINISTRO PORTUGUÊS À GUINÉ-BISSAU




Um assessor de Passos Coelho deslocou-se à Guiné em trabalhos preparatórios para uma visita que o PM tencionava fazer ao país. Mas um desacerto de datas e, sobretudo, o facto de a TAP ainda não ter retomado os voos para a Guiné acabaram por fazer abortar a visita.

Bissau propôs que ela se realizasse no início de dezembro, quando Passos estará na Cimeira Ibero-Americana, mas fonte oficial confirmou ao Expresso que a situação da TAP é decisiva: enquanto os voos que foram cancelados depois do polémico embarque de sírios para Lisboa não forem retomados, a deslocação oficial ficará a aguardar.

De referir que aquando da assinatura de acordo entre o governo da Guiné-Bissau e a EuroAtlantic, o titular dos transportes guineense, João Bernardo Vieira disse numa entrevista ao Jornal O Democrata que “não se pode dizer que a TAP é já história do passado” tendo em conta que a Guiné-Bissau como Estado soberano deve ter a sua autonomia e foi nesse sentido que “os seus dirigentes sentiram-se a obrigação de encontrar uma alternativa”.

Sobre as razões da não retoma de ligações para Bissau pela TAP, Vieira disse na altura que o Governo não dispõe de informações suficientes sobre o assunto, lembrando que o governo teve conhecimento da decisão da transportadora através dos media. Deixou claro que a Guiné-Bissau não tem nenhum acordo com a TAP, mas sim com o Estado português desde 1975.

Fonte: Expresso (PT)

*Redação O Democrata (gb)

Sem comentários:

Mais lidas da semana