sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

ATIVISTAS PRÓ-DEMOCRACIA DE HONG KONG IMPEDIDOS DE ENTRAR EM MACAU




Macau, China, 19 dez (Lusa) -- Catorze ativistas pró-democracia e quatro jornalistas de Hong Kong foram hoje impedidos de entrar em Macau, noticiou a imprensa em língua inglesa da antiga colónia britânica.

Os ativistas pretendiam entregar uma carta a pedir o sufrágio universal ao Presidente chinês, Xi Jinping, que chegou hoje a Macau para as comemorações do 15.º aniversário da transição do território para a China, segundo a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong(RTHK).

O grupo de ativistas incluía o líder da Liga dos Sociais-Democratas, Leung Kwok-hung, também conhecido por "Long Hair" (Cabelo Comprido, na tradução livre), e membros do Partido do Poder Popular.

No terminal marítimo, os ativistas entoaram palavras de ordem e abriram guarda-chuvas amarelos -- o símbolo do movimento pró-democracia em Hong Kong.

Segundo o South China Morning Post (SCMP), os 14 ativistas foram barrados à chegada ao terminal marítimo de Macau e enviados para Hong Kong.

Quatro jornalistas do Apple Daily, que planeavam fazer a cobertura da visita do Presidente chinês a Macau viram também negada a sua entrada em Macau.

À chegada a Hong Kong, por volta das 02:15 (06:15 em Lisboa), os ativistas mostraram documentos que indicavam que a sua entrada em Macau tinha sido recusada.

Segundo os documentos, os ativistas foram impedidos de entrar por "fortes indícios" de que iriam tentar realizar atividades que ameaçam a segurança pública de Macau.

FV // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana