sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Moçambique: CHUVA MATA CINCO PESSOAS EM MAPUTO



Verdade (mz) - Tema de Fundo

A chuva que caiu entre a noite segunda-feira (15) e a manhã de terça-feira (16) causou cinco óbitos, igual número de casas desabadas e dezenas de famílias desalojadas nos distritos municipais da capital moçambicana, dos quais os de KaMaxaquene e KaMubukwana foram os mais afectados, segundo Nurbai Calu, vereadora para área da Saúde e Acção Social no Conselho Municipal de Maputo.

A vereadora disse que esta informação é preliminar porque ainda decorre o levantamento dos danos e na época chuvosa 2014-2015 nenhuma família cuja casa foi destruída ou alaga será albergada nos centros de reassentamento que existem há anos, devido à falta de condições de saneamento adequado, o que poderia causar doenças. Como alternativa, as vítimas das chuvas serão acolhidas pelos vizinhos ou parentes.

Nurbai Calu considera que o importante é que as pessoas que perderam as suas casas estejam bem de saúde e abrigadas. As questões relativas à reconstrução das habitações serão debatidas mais tarde porque os casos devem ser tratados um a um. "O apoio para as famílias que perderam suas residências será tratado no seu devido tempo e a ajuda para a reconstrução das casas irá variar de caso para caso", realçou a vereadora.

Apelamos aos nossos leitores, que estejam nas províncias sob alerta de mau tempo que nos reportem os problemas causados pelas chuvas e ventos fortes que presenciarem: SMS 90440 (texto) Whatsapp 843998634 (texto, foto ou vídeo) Emailaverdademz@gmail.com (texto, foto ou vídeo).

Sem comentários:

Mais lidas da semana