sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Timor-Leste: Infraestruturas básicas necessárias para o desenvolvimento turístico



19 de Dezembro de 2014

Vice-ministro Fernando La Sama de Araújo disse que o desenvolvimento do turismo só realizar-se-á com as infraestruturas básicas necessárias, como as estradas, que levarão os turistas a deslocarem-se aos distritos, segundo o Suara Timor Lorosae.

"O turismo não se desenvolve sozinho se as estradas não estiverem boas. É necessário que os Ministérios trabalhem em cooperação para desenvolver o sector do turismo atraindo os turistas para trazer receitas para o país", disse La Sama de Araújo.

No ano de 2015, está destinado um orçamento para infraestruras como estradas, aeroporto e porto para atrair os turistas para o país.

O Ministério do Turismo não pode trabalhar sozinho no desenvolvimento da sua área, tem que cooperar com outros ministérios no futuro, disse La Sama de Araújo.

Joaquim dos Santos, da bancada do partido da Fretilin, considerou que o Ministério do Turismo poderá dar um grande apoio nas receitas.

"Até hoje não se sabe quanto é que o ministério do turismo produziu e qual vai ser a sua contribuição no projecto da Zona de Economia Especial e Social de Mercado. O sector do turismo pode ajudar nas receitas do Estado, no entanto, ainda não se sentiu que tenha produzido receitas. É preciso desenvolver o potencial dos locais para o turismo, principalmente os da história da resistência", disse Joaquim dos Santos.

A deputada da bancada da CNRT, Bendita Moniz Magno pediu igualmente ao Ministério do turismo que desenvolva a sua área com o objectivo de atrair os turistas.

O Ministro do Turismo Francisco Lay disse que o seu ministério não conseguirá desenvolver o turismo no país se não tiver as infraestruturas básicas necessárias. O mesmo disse que é preciso criar as condições básicas, desde a electricidade, o fornecimento da água para atrair os turistas.

No ano de 2014, as receitas do seu ministério foram de 1.200.000$US e os turistas que visitaram o país foram um total de 45000.

SAPO TL com STL - Foto: Epifânio Sarmento, Sapo TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana