sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Timor-Leste: RECEITAS DE MILHÕES CONTRASTAM COM DESEMPREGO E POBREZA




EDTL fornece receitas de 17,532,702 milhões de dólares ao Estado

05 de Dezembro de 2014

O ministro da obras públicas, Gastão de Sousa informou que o investimento do setor da Eletricidade de Timor-Leste (EDTL) já forneceu receitas ao Estado no valor de 17,532,702 milhões de doláres, segundo o jornal Suara Timor Lorosa’e. 

O Governo tem feito um esforço para que todos os moradores dos 13 distritos tenham acesso à eletricidade, apesar de nos dois sucos em Manufahi, como Alas e Fatuberlihu ainda não terem esse acesso, explicou o responsável.

Após instalação dos contadores da eletricidade a receita aumentou, deu o exemplo de em 2012 as receitas terem atingido só 53 mil doláres, em 2014 chegou a mais de um milhão de receitas, no final de novembro já estava a atingir os 17,532,702 milhões de doláres.

O responsável disse ainda que o projeto da instalação da eletricidade na zona económica de Oecusse está avançado, e segundo o plano que existe, vai ser também instalado na ilha de Ataúro no próximo ano.

O secretário de Estado da Eletricidade, Januário Pereira, disse que esta receita foi gerada porque quase toda a população já tem acesso ao serviço de energia eléctrica.

Por isso a parte técnica dessa instituição está a fazer um controlo aos contadores instalados nas casas da comunidade. E o Estado vai continuar fazer o esforço para que todas as comunidades possam ter acesso à energia eléctrica, pois é uma  prioridade do programa.

O presidente da comissão E do parlamento nacional que trata sobre o assunto das infraestrutura e dos transportes e de comunicação, deputado Pedro dos Martires da Costa espera que no próximo ano todas as populações no território possam ter acesso à energia eléctrica, porque já existem duas centrais eléctricas nos sucos de Betano e Hera que poderão dar apoio.

SAPO TL com STL 

Pobreza e desemprego continuam a ser problemas

05 de Dezembro de 2014

A pobreza e o aumento de desemprego continuam a ser questões problemáticas no país porque o governo não controla o plano anual de desenvolvimento nacional sustentável e não tem uma definição adequada na alocação do orçamento geral do estado, disse o deputado da Fretilin, Inácio Moreira, ao jornal Suara Timor Lorosae.

Inácio Moreira disse que há uma tendência positiva de acelerar o desenvolvimento do país pelo fundo de petróleo, mas ainda estão a enfrentar outros desafios.

Neste momento a população de Timor-Leste não vive bem, porque ainda não existe uma boa organização de vida de acordo com a avaliação  mundial,’’ disse Inácio na sua intervenção no debate do orçamento geral de Estado (OGE) 2015 no Parlamento Nacional, na quarta-feira passada.

A deputada Ilda da Conceição disse que, a maioria dos jovens estão a tratar os seus documentos para trabalhar fora do país, por isso o governo deve controlar esta questão.

Primeiro-ministro Xanana Gusmão prometeu que em 2015 vai diminuir a inflação para menos de 4% na redução de pobreza em Timor-Leste.

A inflação no país desceu, isto porque até agora o país ainda não fabricou dinheiro, nem bens para exportação, só o café é que é exportado, disse Arão Noe de Jesus.

A inflação deste ano desceu por causa de um maior investimento no país.

SAPO TL com STL 

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana