sábado, 24 de janeiro de 2015

BANCO ESTATAL DE TIMOR-LESTE REFORÇARÁ EMPRÉSTIMOS EM 2015




O Governo timorense vai reforçar a liquidez do Banco Nacional de Comércio de Timor-Leste (BNCTL), estatal, o que permitirá aumentar o valor e o número dos empréstimos em 2015, anunciou o porta-voz do executivo.

"Com o crescimento dos ativos bancários em 2014, o reforço da liquidez vai permitir aumentar o valor dos créditos e o número de empréstimos de longo prazo", refere em comunicado, Agio Pereira, ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz oficial do Governo.

"Em 2015 e nos anos seguintes, o BNCTL planeia reduzir ainda mais as taxas de juro dos empréstimos e, ao mesmo tempo, cobrir os custos operacionais e o cumprimento de todas as normas do Banco Central", sublinha.

Agio Pereira destaca o facto de o BNCTL ter vindo a reduzir as taxas de juro dos empréstimos de 18% para entre 8 e 14%, com o crédito à habitação este ano a ter taxas de juro entre os 5% e 6%.

"Até 2017 será dada prioridade a empréstimos para empresas, projetos, investimentos, fundos para serviços e para pequenas e médias empresas de microfinanças", sublinha.

Criado em julho de 2011, a partir do antigo Instituto de Microfinanças de Timor-Leste (IMfTL) - por sua vez criado em 2001) o BNCTL nasceu com um capital inicial de apenas dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros) do "Trust Fund for East Timor" (TFET), uma iniciativa do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).

Além do BNCTL, o Estado timorense está a trabalhar no projeto de criação do Banco Nacional de Desenvolvimento (BND) que "terá um papel complementar" apostando "em médias e grandes empresas de setores escolhidos cujas necessidades não estão atualmente contempladas pelas instituições financeiras existentes".

No comunicado, o ministro destaca os resultados positivos do BNCTL no ano passado, com um "crescimento significativo em ativos, depósitos e empréstimos".

Entre os números do relatório financeiro correspondente a 2014, ainda por auditar, o Governo destaca o aumento de 88% nos ativos, que cresceram para 90 milhões de dólares (77,3 milhões de euros).

A carteira de empréstimos para o setor público cresceu 24% para os 26 milhões dólares (22,9 milhões de euros), e os depósitos de clientes aumentaram 105% para 64 milhões de dólares (55,5 milhões de euros).

"O número de clientes a quem foi emprestado dinheiro alcançou 17.076 e o número de clientes que fizeram depósitos no BNCTL atingiu 160.446. O aumento dos depósitos e dos clientes que fazem depósitos é considerado uma tendência positiva na economia em desenvolvimento de Timor-Leste", refere o comunicado.

Lusa 

Sem comentários:

Mais lidas da semana