quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

COMANDANTE DA POLÍCIA TIMORENSE “PREPARADO” SE FOR CHAMADO AO GOVERNO




Díli, 29 (Lusa) - O comandante da polícia timorense (PNTL), Longuinhos Monteiro, disse hoje à agência Lusa que "talvez" seja chamado para o Governo e que está preparado e disponível "sempre", especialmente para a pasta de Interior.

"Sempre. Como timorense estou sempre preparado. Vamos ver o que acontece nos próximos dias", disse à Lusa à margem de um seminário sobre investigação criminal em Díli.

"Oficialmente, formalmente, não fui ainda chamado. Mas por algumas informações que tenho, isso talvez aconteça", disse.

Longuinhos Monteiro recordou que a sua carreira tem incluído cargos em várias instituições relacionadas com o Interior, tendo passado pelos tribunais, pelo Ministério Público (foi Procurador-Geral) e agora pela polícia.

Entrar no Governo, "ainda mais na área do Ministério do Interior, que tem ligações com a polícia e outros serviços", é algo que não o preocupa, afirmou.

"Não me preocupa levar até ao final os últimos dois anos desta legislatura", disse.

Questionado sobre eventuais riscos de segurança para Timor-Leste durante o atual processo de reestruturação do Governo em curso, Longuinhos Monteiro mostrou-se confiante na capacidade de consenso da liderança.

"Não acho que há riscos. Acho que o consenso nacional é que é importante. E o povo está atento a esta questão", disse.

"Na parte da segurança estaremos aqui, a avaliar os graus de ameaça e capazes de atuar em qualquer momento. Mas não acredito que haja algo negativo", disse.

Caso se confirme a entrada de Longuinhos Monteiro para o Governo, fontes do executivo explicaram à Lusa que o seu sucessor na chefia da PNTL deverá ser o seu atual número dois, Afonso de Jesus.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana