quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Governo timorense confirma que "reestruturação está em curso"




Díli, 28 jan (Lusa) - O porta-voz do Governo timorense, Agio Pereira, confirmou hoje que "está em curso" o processo de reestruturação do executivo delineado no ano passado pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão.

"O anúncio oficial sobre a composição do Governo, mandatado até 2017 para conduzir Timor-Leste, deverá ocorrer no início da próxima semana", refere um comunicado do executivo enviado à agência Lusa, que confirma que os membros do executivo "receberam cartas relativas à reestruturação".

"O objetivo da reestruturação é tornar o Governo mais eficiente e eficaz, focando-o na prestação de serviços para o povo de Timor-Leste", sublinha, remetendo mais declarações para "um momento apropriado".

O curto texto - que confirma notícias avançadas pela Lusa no início da semana - recorda que Xanana Gusmão, na sua mensagem de final do ano, pediu aos colegas do executivo para se prepararem para estas mudanças, "para o interesse nacional de Timor-Leste", considerando que apesar do Governo ter feito "muitas coisas boas", ainda pode fazer melhor.

Este comunicado surge num momento de intenso debate em Díli sobre a composição do futuro executivo e sobre se Xanana Gusmão continuará à frente do Governo ou o abandonará ainda que mais tarde.

Fonte do executivo disse à Lusa que a tomada de posse do novo Governo, o VI Governo constitucional, deverá decorrer na tarde do próximo dia 06 de fevereiro, devendo o elenco governativo ser conhecido nos próximos dias.

Outras fontes do executivo explicaram que a composição será "bastante mais reduzida", passando dos atuais 55 para "25 ou 30" elementos.

Outra das novidades mais destacadas é a entrada no executivo de membros da Fretilin, partido da oposição, que estão a ser convidados de forma individual e não através do partido em si.

Fontes do Governo referiram à Lusa que há pelo menos três nomes de membros da Fretilin que poderiam já ter sido convidados: o ex-ministro da Saúde Rui Araújo, o atual deputado da Fretilin Estanislau da Silva e o líder da bancada da Fretilin, Aniceto Guterres.

Já confirmada está também a participação de Inácio Moreira, deputado da Fretilin e membro do Comité Central do partido, que deverá ser um dos vice-ministros de Gastão de Sousa que acumulará à pasta de Obras Públicas, que atualmente tutela, as de Transportes e Telecomunicações.

Fontes de vários Ministérios ouvidas pela Lusa confirmaram os pedidos de demissão tanto da ministra como vice-ministra das Finanças, Emília Pires e Santina Cardoso.

No entanto fontes do Ministério explicaram à Lusa que terá sido pedido a Santina Cardoso que reconsidere a sua demissão podendo vir a integrar o novo executivo.

Outros dos nomes afastados do cargo é o de Alfredo Pires, que até aqui desempenhou o cargo de ministro do Petróleo e Recursos Minerais.

Fontes do Governo indicaram entretanto que outro dos nomes que pode sair do executivo é o do ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luis Guterres que é também líder do partido Frente Mudança, uma das forças políticas que com o PD e o CNRT apoia o executivo no parlamento.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana