quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

GOVERNO TIMORENSE ESTÁ A REVER E AJUSTAR PROGRAMA DO ANTERIOR EXECUTIVO




Díli, 19 fev (Lusa) - O primeiro-ministro timorense disse hoje que os membros do seu Governo estão a levar a cabo uma revisão do programa do anterior Governo, para identificar o que falta fazer e as melhorias a levar a cabo durante o mandato do novo executivo.

"Os ministérios estão a trabalhar. Estão a identificar programas e atividades que foram feitas e depois identificar as que ainda não foram feitas para serem incluídas no programa do VI Governo constitucional", afirmou Rui Araújo depois de um encontro com o chefe de Estado, Taur Matan Ruak.

Segundo Rui Araújo pretende-se com a revisão dar "um maior enfase na prestação de serviços, melhoria de obras e mais eficiência e eficácia da gestão das finanças públicas".
Desde que tomou posse, Rui Araújo tem vindo a realizar visitas surpresa a vários ministérios e departamentos públicos onde, explicou, tem encontrado "boas e más surpresas".

Visitas, afirmou, que vão continuar e que "fazem parte do método de trabalho" que quer introduzir e que pretende "impor mais disciplina na administração pública".

Ironizando, explicou aos jornalistas que nas visitas, para quem não está a trabalhar "há tau-tau" e para os que estão, mensagens de estímulo para que continuem.

O encontro de hoje entre o primeiro-ministro e o Presidente da República decorreu depois da primeira reunião do Conselho de Ministros, na terça-feira, durante a qual o executivo aprovou o decreto-lei da Orgânica do VI Governo Constitucional, em que se detalha, segundo um comunicado do executivo divulgado hoje, "a orgânica, as competências e a filosofia" do Governo.

Timor-Leste, refere o comunicado, "tem vindo a registar um desenvolvimento sociopolítico, económico e cultural acelerado, com desafios emergentes, a nível internacional, mas sobretudo a nível nacional, que requerem respostas eficientes e eficazes".

"Combater a elevada cultura de burocratização, através de uma estrutura mais funcional e tecnicamente capaz, em que os seus membros estejam absolutamente comprometidos com as aspirações da população são objetivos do Governo", sublinha.

Rui Araújo disse que deu conta ao Presidente da República do conteúdo do Conselho de Ministros debatendo vários decretos do Governo anterior que já tinham sido remetidos ao chefe de Estado e têm que ser revistos, por "questões formais".

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana