sábado, 28 de fevereiro de 2015

POVO ANGOLANO É QUE VAI PAGAR A FATURA DA CRISE CAUSADA PELA ROUBALHEIRA



Folha 8 digital (ao)

O Fundo Mo­netário In­ternacional (FMI) alerta que Angola vai passar por um “pe­ríodo duro” em 2015, devi­do à quebra na cotação do barril do petróleo, mas que o ajuste da economia pela parte fiscal “é necessário”. Pois é. Casa arrombada… o Povo que pague a factura.

A posição foi assumida pelo chefe da missão de assistência técnica do FMI, que teve várias reuniões de trabalho com o executivo no âmbito da supervisão financeira.

“Acho que é um período duro que Angola e os ango­lanos vão passar [em 2015], mas infelizmente é neces­sário este tipo de ajuste que está sendo feito, prin­cipalmente na parte fiscal”, apontou Ricardo Velloso.

Em menos de um ano, trata-se da quarta visita de técnicos do FMI, desta vez para preparar a consulta anual no âmbito do artigo IV do Acordo Constitutivo com aquele organismo in­ternacional, a ter lugar no início do segundo semes­tre de 2015.

Esta visita decorre, con­tudo, em pleno processo de revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) an­golano para este ano, moti­vado pela quebra na cota­ção internacional do barril de petróleo. O documento revê as metas de cresci­mento, corta mais de 25% da despesa e revê a cota­ção prevista da exportação do barril de petróleo de 81 para 40 dólares.

“Estamos muito bem im­pressionados com a reac­ção rápida das autoridades ao proporem um projecto revisto do OGE para 2015, com um preço do petróleo mais em linha com o que está acontecendo no mer­cado hoje em dia”, indicou ainda Ricardo Velloso.

“Angola tem um futuro bri­lhante à sua frente e real­mente é preciso passar por este ano difícil, de quebra rápida, inesperada e muito violenta do preço do pe­tróleo”, apontou Ricardo Velloso.

O OGE para 2015, revisto pelo executivo devido à quebra na cotação do pe­tróleo, destina mais de 15 mil milhões de euros para a componente social e foi entregue a 12 de Fevereiro no Parlamento.

O documento reduz a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 6,6%, contra os anteriores 9,7%. O peso da exportação do petróleo nas receitas fiscais angolanas deverá contudo cair dos 70% de 2014 para cerca de 36,5% este ano, estando previsto ainda um défi­ce nas contas públicas de 6,2% do PIB, contra os 7,6% do OGE ainda em vigor.

Esta revisão das contas pú­blicas prevê a redução do total das receitas do Esta­do – envolvendo receitas fiscais, patrimoniais e de endividamento – de 7,2 bi­liões (60,5 mil milhões de euros) para 5,4 biliões de kwanzas (45,4 mil milhões de euros), com despesas fi­xadas em igual valor.

Traduz-se por isso num corte global de 25% das despesas, face ao docu­mento que entrou em vigor a 01 de Janeiro.

Entre outros indicadores, a revisão do OGE mantém a perspectiva de produção diária de 1,835 milhões de barris de petróleo e o cres­cimento deste sector em 9%, enquanto o sector não petrolífero deverá aumen­tar 5,3% em 2015.

Assim, os cortes na despe­sa pública para contraba­lançar a descida das recei­tas, bem como a constante revelação de escândalos financeiros envolvendo fa­miliares do Presidente da República, podem fazer au­mentar as tensões sociais, tornando esta crise petro­lífera num teste à “eficácia institucional”.

“A descida nos preços do petróleo vai ser um tes­te fundamental à eficácia institucional de Angola, e as respostas totais das autoridades ainda não fo­ram anunciadas; o impacto substancial das receitas em moeda estrangeira e uma taxa de câmbio em queda já estão a ser sentidas pela economia real, com pouca ou nenhuma nova activida­de no sector privado a ser noticiada”, refere a agência de notação financeira Stan­dard & Poor’s que reviu em baixa o ‘rating’ do país.

“Alguns dos cortes na des­pesa pública que antecipa­mos podem aumentar as tensões sociais, principal­mente considerando os al­tos níveis de desemprego”, escreve a agência de nota­ção financeira S&P na nota aos investidores.

De acordo com um comu­nicado de uma das três maiores agências de ‘ra­ting’ do mundo, a alteração segue-se a uma revisão também em baixa da evo­lução dos preços do petró­leo até 2018, o que reduz as receitas de Angola e in­fluencia a avaliação que os analistas fazem do país.

A S&P espera que o défice se deteriore significativa­mente, chegando a 5%, em média, entre este ano e 2017, o que contrasta com a expectativa de 1% de exce­dente das contas públicas em Agosto do ano passado.

Por outro lado, a perspec­tiva Estável de evolução reflecte, de acordo com os analistas da S&P, o con­junto de instrumentos fi­nanceiros à disposição do Governo e das autoridades monetárias para controlar o impacto de uma quebra prolongada dos preços do petróleo e, por conseguin­te, das receitas fiscais.

O ‘rating’, diz a agência, tanto pode subir se as condições macroeconómi­cas melhorarem, nomea­damente se houver uma diversificação económi­ca real, um crescimento económico maior que o esperado, uma melhoria substancial da capacidade institucional e da transpa­rência, ou se existir uma flexibilidade monetária ou orçamental maior.

Por outro lado, o ‘rating’ pode ser revisto ainda mais para baixo se “os efeitos adversos do choque petro­lífero baixarem as perspec­tivas de crescimento a lon­go prazo” e se “a balança de pagamentos ficar pior que o previsto”.

Uma “deterioração do ambiente político ou ins­titucional também pode resultar numa descida do ‘rating’”, avisa a Standard& Poor’s.

A Standard & Poor’s prevê que Angola cresça apenas 2,5% este ano, acelerando depois para 3,5% em 2016, e antecipa que a produção de petróleo fique abaixo do estimado pelo Governo.

“Esperamos que o cresci­mento fique na ordem dos 2,5% em 2015 e 3,75%, em média, entre 2015 e 2018″, dizem os analistas da S&P na nota enviada aos inves­tidores, que explica a revi­são em baixa da avaliação do crédito soberano em um nível, de BB- para B+, com perspectiva de evolu­ção Estável.

A previsão de crescimento da economia angolana para este ano é significativa­mente abaixo da média dos últimos anos, que a S&P lembra ter sido de quase 5% ao ano entre 2011 e 2014, e da previsão rectificada do executivo, que aponta para uma expansão do Produto Interno Bruto na ordem dos 6,6%.

Por outro lado, as previ­sões são também negati­vas no que diz respeito à produção de petróleo, que vai novamente manter-se abaixo dos 2 milhões de barris por dia: “Incluímos também nas nossas previ­sões um aumento da pro­dução de petróleo, de 1,66 milhões de barris por dia em 2014 para 1,73 milhões este ano, abaixo da expec­tativa do Governo de 1,83 milhões”, acrescenta o do­cumento.

Os analistas da S&P reco­nhecem que desde 2009, o ano da última crise pe­trolífera, foram feitas “nu­merosas reformas”, mas a grande dependência das receitas petrolíferas con­diciona a análise feita pela agência de ‘rating’, que an­tevê que o défice das con­tas públicas se inverta, pas­sando de um excedente de 3,7% em 2014 para um défi­ce de 7,5% este ano, e que a dívida pública ultrapasse os 30% do PIB, quando no ano passado se tinha ficado pelos 23%.

A explicação da S&P para a degradação do ‘rating’ de Angola incide também sobre os passos que o Go­verno vai dar nos próximos tempos, nomeadamente nos cortes à despesa pú­blica que estão previstos: “Esperamos cortes signifi­cativos na despesa públi­ca, subsídios e compras de bens e serviços, em cada uma destas categorias em valores que podem ir até aos 60%”, diz o documento.

A área em que a S&P tam­bém espera uma deteriora­ção do ambiente económi­co é na política monetária, com a moeda nacional a poder sofrer uma desvalo­rização de 10% neste e no próximo ano face ao dólar, mas a agência nota que, entre 2011 e 2014, o kwan­za valorizou-se 25% face à moeda norte-americana.

“Acreditamos que expa­triar capitais tornou-se muito mais difícil, com o Banco Nacional de Angola a impor medidas restriti­vas. Notamos que a taxa de câmbio paralela é 30% mais fraca que a taxa oficial, e que há notícias de longas filas para obter um câmbio mais favorável; estas medi­das pouco ortodoxas vão minar a confiança no sec­tor empresarial e deprimir o investimento”, concluem os analistas.

 


Sem comentários:

Mais lidas da semana