quarta-feira, 4 de março de 2015

OS OVOS DE OURO DA GRANDE ISABEL NUMA XÍCARA DE EXPRESSO CURTO




Isto quase que não são horas de saudar com um bom-dia. Não tarda e já diremos boa-tarde. Mesmo assim vamos tomar o Expresso Curto habitual no Página Global. A compilação que se impõe (à falta de melhor, conhecida) para abordar a atualidade em várias vertentes. Hoje tem o dom da escrita João Vieira Pereira, diretor-adjunto do Expresso.

Já agora. Escreveram-nos a reclamar que não agradecemos ao Expresso a compilação do Expresso Curto que quase diariamente aqui publicamos. Pois. Provavelmente não o fizemos ainda. Distração. Então que fique implícito que em todos os Expressos que aqui publicarmos agradecemos. Obrigado Expresso. Esta foi uma boa ideia. Obrigado Tio Balsemão. Obrigado rapazes e raparigas da forja deste cafézinho tão especial. Fique com ele e sirva o açúcar a seu modo. Cuidado com a saúde. Sal e açúcar em demasia… fazem azia.

O tema principal vem mesmo a “matar”. Isabel dos Santos. A grande empreendedora que enriqueceu a vender ovos (de ouro?) e veio por aí na vida vendendo e comprando até ser a mulher mais rica de África e, provavelmente, de Portugal. Pressinto que isso não lhe chega: quer ser a mais rica do mundo. Se continuar assim neste ritmo até vai conseguir. Quanto não vale ter um papá que põe e dispõe na negritude dos “negócios” em Angola… e no mundo corrupto. Portugal incluído. (MM / PG)

ISABEL, A PORTUGUESA

João Vieira Pereira, diretor-adjunto do Expresso

Bom dia, 

Primeiro foi a tentativa de travar a venda da PT Portugal à Altice. Agora o BPI. A empresária Isabel dos Santos parece ser o último reduto de defesa quando se trata da venda das empresas portuguesas. Depois do Expresso ter noticiado em primeira mão a sua intenção de fundir o BCP com o BPI, ontem foram conhecidos os pormenores. A carta assinada pelo seu representante Mário Silva, defende que o banco que resultaria da fusão entre o BCP e BPI teria a sua sede em Lisboa e seria um instrumento de defesa da economia nos mercados de língua oficial portuguesa. Uma estratégia que faz lembrar a usada para defender a fusão da Oi e da PT que, como se sabe, teve resultados desastrosos. Em entrevista por escrito hoje ao  Negócios, Mário Silva diz que a intenção é de manter a gestão independente e faz um paralelismo entre esta fusão e a que foi feita entre a Zon e a Optimus e que deu origem à NOS.

A notícia foi bem recebida pelos analistas que dizem que aspoupanças e sinergias entre os dois bancos seriam enormes, o que fez disparar o preço das duas ações em bolsa. Curioso é que, de acordo com as contas feitas pelo Expresso com base nas capitalizações bolsistas dos dois bancos, depois da fusão, o CaixaBank continuaria a ser o maior acionista individual com 13,62%, ligeiramente acima da Sonangol com 13,44%. Já em termos geográficos, os investidores angolanos seriam maioritários ao representarem quase 21% do capital. Espanha fica em segundo lugar com 16,59%.

As relações difíceis entre Passos Coelho e a Segurança Social continuam a marcar a agenda política. Depois das explicações o primeiro ministro passou ao ataque. “ Por mais que remexam não encontrarão no cidadão Passos Coelho ninguém que, como primeiro ministro, tenha usado o lugar que tinha para enriquecer, prestar favores ou viver fora das suas possibilidades”. Nesta frase só faltou o nome de José Sócrates. A estratégia de defesa passa também porataques ao PS referindo que este caso é “ chicana” para esconder que os seus “ adversários têm pouco para oferecer”. Sobre o assunto Ricardo Costa deixa alguns conselhos aos políticos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Depois de Zeinal Bava ter dado um novo significado à expressão “não guardo na memória”, hoje é a vez de Henrique Granadeiro enfrentar a comissão parlamentar de inquérito. O Expresso publica aqui as perguntas que o ex ceo e um dos principais responsáveis pelo investimento na Rio Forte tem que responder.

Estava escrito nas estrelas? O controverso ex vice presidente do Sporting e ex inspetor da polícia judiciária, Paulo Pereira Cristóvão, foi detido sob a suspeita de associação criminosa, roubo e sequestro. Ele e mais dois supostos cúmplices alegadamente passavam informação sobre possíveis alvos de roubos. Pereira Cristóvão esteve envolvido no caso da tortura de Leonor Ciprianomas foi absolvido e aguarda julgamento por burla e branqueamento de capitais no caso Cardinal. Mas quem é Pereira Cristovão? O Sol republicou o seu perfil.

É possível que um vídeo se torne viral ao ponto de ter mais de 150 milhões de visualizações em poucos dias? Sim, se for sobre e na China. O feito é do documentário da jornalista chinesaChai Jing sobre a poluição do ar na China. “Under the Dome” é o nome do trabalho de investigação que a jornalista financiou com o seu próprio dinheiro. 

Netanyahu fez o esperado mas mesmo assim surpreendeu. O primeiro-ministro israelita, que enfrenta renhidas eleições legislativas no próximo dia 17 de março,  aproveitou a oportunidade que lhe foi dada pelo partido Republicano de discursar no Congresso norte americano para atacar a administração democrata sobre o acordo nuclear que os EUA estão a negociar com o Irão. O discurso não é novo mas o inusitado da situação deixou a administração Obama furiosa e o putativo candidato republicano às eleições de 2016, Jeb Bush, extremamente contente.

Internet a duas velocidades e a dois preço. É o que, em curtas palavras, muitos dos operadores de telecomunicações querem instituir. O aumento exponencial do tráfego está a provocar constrangimentos em muitos das redes existentes e as operadoras querem de algum modo limitar os utilizadores que abusam. A ideia écobrar de acordo com o tipo de conteúdo. Esta tentativa foi na semana passada completamente afastada nos EUA, mas na Europa Bruxelas deverá avançar com a ideia das operadores poderem gerir o tráfego na  Internet para garantirem a eficiência da rede.

Cinco dias depois do assassinato de Boris Nemtsov, o Financial Times publica um  interessante trabalho sobre tudo o que se sabe sobre o caso até à data. Ontem, o funeral de Nemtsov reuniu milhares de russos numa despedida que se tornou também num protesto político. O texto de Jorge Almeida Fernandes hoje no  Público é de leitura obrigatória.

Do Mobile World Congress 2015, em Barcelona mais uma novidade. Desta vez foi a BlackBerry que apresentou o primeiro de quatro telemóveis para combater o Apple Iphone e o Samsung Galaxy. Será que ainda é possível para BlackBerry?

O QUE DIZEM OS NÚMEROS


$30 000 000 000 0000 é quanto a geração millennium deverá receber como herança dos baby boomers nas próximas décadas de acordo com um estudo da gestora de investimentos Federated. E só nos EUA.

Valores que estão a chamar a atenção das grandes casas de investimento. Vale mesmo a pena conhecer melhor esta geração através dos olhos deste muito bem conseguido research da Goldman Sachs

FRASES
“A guerra entre o Irão e o ISIS não deve converter Teerão num amigo dos Estados Unidos”, Benjamin Netanyahu sobre as negociações do programa nuclear do Irão.

“Queremos que as pessoas possam vir para casa. Precisamos dessas pessoas cá e iremos recebe-las bem”, Enda Kenny, primeiro ministro irlandês num apelo às comunidades de imigrantes que saíram do país na sequência da crise financeira.

O QUE EU ANDO A LER 

Popcorn Time. Se não conhece não esqueça este nome. Em muitos aspetos Popcorn Time não é muito diferente de muitos dos sites que fornecem uma maneira de ter acesso a filmes e séries de forma gratuita. Pirataria?  A resposta imediata, e mais fácil, é sim. Como escreveu a Bloomberg, “ é demasiado bom para ser legal”. O “serviço” que nasceu supostamente em Buenos Aires há um ano como desafio para “nerds” está a tornar-se um fenómeno mundial. Na Holanda, apesar das tentativas de serem travados, os utilizadores do Popcorn não param de subir e ameaçar as grandes empresas como a Netflix. E o mais bizarro é que há quem defenda que é tão ilegal como uma máquina de fotocópias ou um vídeo gravador. Vale a pena ler sobre um software que funciona em open source, não tem publicidade nem aparentes ligações empresariais mas que não para de ser falado em wall street.

Tenha uma excelente quarta-feira. 

Amanhã o Expresso Curto regressa com Henrique Monteiro

Sem comentários:

Mais lidas da semana