terça-feira, 21 de abril de 2015

Angola - Huambo: DENUNCIADO ENVOLVIMENTO DA UNITA NO CASO KALUPETECA




Huambo - O Governo Provincial do Huambo acusou hoje, terça-feira, o partido Unita de ter orquestrado um plano político para ser executado pela seita adventista do 7º Dia a “Luz do Mundo”.

O plano consistia em levar as populações a abandonarem as suas residências, para se fixarem nas matas, sobretudo nas ex-bases militares da Unita.

Num comunicado distribuído à Angop, o governo provincial explica que a referida seita, aproveitando-se da fé dos seus seguidores, meteu em marcha um plano político bem orquestrado e orientado, com muitos traços que identificam a actuação política da Unita.

Lembra que no âmbito da execução do mandato de captura, emitido pela Procuradoria-Geral da República, as autoridades policiais encontraram no morro do Sumé muito material de propaganda da Unita, incluindo cartões de membros dessa organização, recentemente emitidos e assinados pelo seu secretário provincial, Liberty Chiayaka.

“Paradoxalmente, a Unita leva a cabo uma propaganda hipócrita, enganosa e mentirosa de que foi o Governo quem deixou e plantou o material de propaganda, através de um helicóptero, quando, de facto, este aparelho só se deslocou ao Sumé dois dias depois do sucedido”, lê-se no documento.

A Unita, prossegue, é que protagoniza, de facto, acções de intolerância política, muitas delas de carácter subversivo, acusando o Governo das responsabilidades dos seus próprios actos.

O Governo da Província do Huambo afirma que, no âmbito das suas responsabilidades e diante dos acontecimentos, priorizou as exéquias dos agentes da autoridade, devidamente identificados, deixando para posterior a identificação e o enterro dos elementos que se envolveram nas acções contra a polícia, de que resultou na morte de treze deles.

Assim, comunica a todas as pessoas que eventualmente tenham algum membro da sua família envolvido na troca de tiros, que vitimou mortalmente efectivos da polícia, no sentido de dirigirem-se à casa mortuária do Hospital Geral do Huambo, para possível identificação dos cadáveres recolhidos no local até as 12 horas do dia 23 deste mês, para a realização dos funerais.

Conclui alertando, mais uma vez, a população e os religiosos, em particular, para a vigilância e obediência aos órgãos de Defesa e Segurança, devendo denunciar oportunamente quaisquer intentos contra a ordem pública, a paz e unidade nacional.

Angop

Sem comentários:

Mais lidas da semana