segunda-feira, 20 de abril de 2015

Apreensão recorde de quatro toneladas de marfim africano na Tailândia




Banguecoque, 20 abr (Lusa) - As autoridades tailandesas anunciaram hoje que apreenderam quatro toneladas de marfim africano, no valor de 5,7 milhões de euros, no porto de Banguecoque, na maior apreensão alguma vez realizada na Tailândia.

Os 739 bocados de presas de elefantes africanos foram encontrados num contentor expedido da República Democrática do Congo, com destino ao Laos, de acordo com um comunicado das alfândegas tailandesas.

"O peso de todos estes bocados é de cerca de quatro mil quilogramas para um valor de 200 milhões de bahts (seis milhões de dólares)... trata-se da mais importante apreensão de marfim da história tailandesa", sublinha o comunicado.

Uma vez chegado ao Laos, as autoridades tailandesas disseram que o marfim seria, provavelmente, revendido a compradores da China ou do Vietname. Mas também podia regressar à Tailândia, onde os ornamentos de marfim continuam a ser muito apreciados, apesar das restrições.

De acordo com a lei tailandesa, o marfim proveniente de elefantes tailandeses domésticos pode ser vendido, mas os peritos consideram que os traficantes conseguem escoar o marfim africano através do reino.

As autoridades tailandesas afirmam ter intensificado recentemente os controlos neste domínio, depois das observações efetuadas pela comissão permanente da CITES (Convenção sobre o comércio internacional das espécies de fauna e flora selvagens ameaçadas de extinção), que tinha estabelecido um prazo, até agosto de 2015, para a Tailândia lutar seriamente contra o tráfico de marfim.

Especialistas pensam que o elefante de África poderá desaparecer, a curto prazo, no estado selvagem, vítima da caça ilegal pelo marfim. Ao ritmo de 25 mil a 30 mil animais abatidos por ano, a mortalidade ultrapassa já a taxa de natalidade deste animal, que tem apenas um filho, num período de gestação de 21 meses.

É pelos portos ou aeroportos quenianos e tanzanianos que a maior parte do marfim de contrabando sai de África. Depois, "o ouro branco" transita geralmente pela Malásia, Vietname, Filipinas ou Hong Kong, antes de chegar ao destino final: China, e em menor quantidade à Tailândia.

EJ // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana